10 de agosto de 2026

Demanda por gás natural no Estado já aumentou neste ano

O aumento de demanda, que no edital de abertura de mercado da Transportadora do Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) está projetado para ocorrer em 2022, já foi registrado neste ano, indica a Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MSGás). A estatal atualmente distribui 2,232 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural no Estado, entre térmico (1,654 milhão de m³/dia) e não térmico (578 mil m³/dia).

No edital de abertura do mercado, que já tem 18 empresas inscritas e do qual o processo será concluído no próximo mês de dezembro, a projeção é de que a saída de gás natural de Mato Grosso do Sul salte, em 2022, de valores contratuais de 95 mil m³ para 2,2 milhões de m³.

Daqui dois anos, Mato Grosso do Sul deve registrar salto relevante no consumo de gás natural e dobrar o volume distribuído do produto dentro de três anos, após entrar em operação e gradativamente ampliar a demanda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 (UFN3), empreendimento situado em Três Lagoas e atualmente na reta final de negociações para ser repassada pela Petrobras à iniciativa privada.

“A MSGás continua com crescimento expressivo, mas em mercados menores – no segmento doméstico, no comercial, no qual conseguimos aumentar bastante nos últimos anos. No industrial, não há perspectiva de nenhum grande empreendimento vindo, seja em Campo Grande, seja em Três Lagoas, onde há a térmica Luís Carlos Prestes, ou de aumento expressivo na demanda, por parte de alguma empresa de grande porte já instalada. Há uma expectativa sobre fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, mas isso ainda não está totalmente formalizado. Assim, para os próximos cinco anos, o único fato de altíssima relevância é a UFN3, entre os anos de 2022 e 2023”, explicou o diretor técnico comercial da MSGás, Bernardo Prates.

CHAMADA PÚBLICA

Além disso, informou o representante da companhia, a MSGás também está em meio à chamada pública para a compra do gás natural (em moléculas) e recentemente avançou no processo, com a seleção de quatro grandes empresas interessadas em se tornarem supridoras.

“Nesse processo, vislumbrou-se a possibilidade de a MSGás fazer a saída do transporte do gás, do gasoduto da TBG. Em princípio, nessa chamada pública, ela [companhia] consegue o gás já no sistema. Porém, o entendimento é de que a MSGás também precisa estar habilitada se, eventualmente, quiser retirar o gás do Gasbol”.

Para isso, a empresa inscreveu-se no fim do mês passado na chamada pública de transporte da TBG, que tem como objeto a contratação da capacidade de transporte disponível pelo carregador habilitado junto à transportadora, na modalidade de “serviço de transporte firme”.

“O contrato atual, com a Petrobras, vai até junho de 2022 e a nossa expectativa é de iniciar o processo de compra no fim do primeiro semestre de 2020”, informou.

Fonte: Correio do Estado

Populares da Semana

Motorista perde controle, bate em árvores e lixeira e morre em Campo Grande

Uma mulher identificada como Franciely Ajala Centurião de 30...

Traficante suspeito de mandar matar policial federal é preso na fronteira Brasil-Paraguai

A Policia Nacional do Paraguai, em operação conjunta  com...

Projeto Viaja +60 leva idosos de Guaíra a Itaipulândia em viagem marcada por lazer e qualidade de vida

O projeto Viaja +60, desenvolvido pelo Município de Guaíra...

Detranzinho capacita estagiários para iniciar atendimentos no próximo mês

Campo Grande (MS)  – Estagiários do IEL (Instituto Euvaldo...

Quatro crianças são mortas em ataque a creche em Blumenau; homem foi preso

Criminoso invadiu a escola com uma machadinha, matou crianças...

Rayssa é campeã da etapa carioca da Liga Internacional de Skate Street

Duas vezes medalhista olímpica, a maranhense Rayssa Leal deu...

Homem foge após agredir e tentar enforcar esposa em área rural de Bandeirantes

Uma mulher foi agredida pelo companheiro, com quem mantém...

Com quatro gols anulados, Bahia e Vasco não saem do zero no Brasileirão

Bahia e Vasco empataram sem gols na tarde deste...

Palmeiras se afoba, é contido pelo Inter e empata em casa

O Palmeiras foi contido pelo Internacional e empatou sem...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Artigos Relacionados

Categorias Populares