O maior volume de precipitação foi registrado na região do bairro Carandá Bosque, na estação meteorológica da Uniderp. Estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostra acumulado de 86,6 mm no Jardim Panamá. No Centro de Campo Grande, a chuvarada chegou a 73,2 mm.
A tempestade começou por volta das 11h30 desta quinta (15), com granizo em várias regiões da Capital. No interior de Mato Grosso do Sul, a chuva já provocava estragos e inundações desde o início da semana. Entre ilhados e desalojados, cerca de 70 famílias em áreas vulneráveis foram impactadas pelas chuvas.
Recorde histórico
A média histórica acumulada de chuva em todo o mês de outubro em Campo Grande é de 150,6 mm, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Ou seja, a chuva das últimas 24 horas chega a 95% do esperado para 30 dias.
O volume de chuva registrado apenas nesta quinta-feira (15) supera todo o acumulado de outubro nos últimos quatro anos. Em 2025, foram 88 mm em todo o mês; em 2024, 75 mm; em 2023, só 18,6 mm; e em 2022, 114,8 mm. Na série histórica, apenas o acumulado mensal de 2017, 2018, 2020 e 2021 supera a marca desta quinta (15).
“Foi o maior volume de chuva da história do mês de outubro em um só dia”, informa o meteorologista Natálio Abrão.
Alagamentos na Capital
A chuva continuou até o fim da tarde na maior parte da Capital, com pequenas pausas ao longo do dia. O solo, já saturado pelo alto volume de precipitação, facilitou alagamentos em várias regiões de Campo Grande.
Mais de seis casas ficaram alagadas na parte baixa da Avenida Rádio Maia na Vila Popular. Moradores relatam que isso ocorre devido ao fechamento de comportas de um frigorífico próximo. Quando chove muito, o Córrego Imbirussu fica represado devido às comportas fechadas. Sem vazão adequada, a água invade a parte baixa da avenida.
Além disso, trechos da Avenida Nelly Martins ficaram completamente inundados. O lago do Parque das Nações Indígenas também chegou a transbordar. A situação causou transtornos aos veículos que trafegavam pelo local e aos trabalhadores de uma obra em andamento na esquina da avenida com a Rua Ivan Fernandes Pereira.
Diversas ruas do bairro Jardim Los Angeles também ficaram alagadas. Moradores e condutores tiveram dificuldades para transitar pela região. Um motociclista chegou a ser derrubado pela força da água. Os pontos mais críticos foram registrados nas ruas Antônio Prado, José Peixoto, Augusta Rossini Guidi, Dom Fernandes Sardinha e Patricínio.
A Avenida Guaicurus, no trecho que dá acesso ao bairro Jardim Centro Oeste, voltou a registrar alagamento. O Lago do Amor também transbordou novamente e interditou o trânsito na Avenida Senador Filinto Müller.
O que é El Niño
O El Niño é um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Ele enfraquece os ventos tropicais, altera a circulação atmosférica global e modifica os regimes de chuva e a temperatura em várias partes do planeta.
Em Mato Grosso do Sul, os efeitos variam de um ano para outro e dependem da interação com outros fatores atmosféricos e oceânicos. Nos últimos 24 anos, 15 tiveram El Niño. Em oito das 15 ocorrências, a temperatura média anual ficou acima do esperado, e o volume de chuva ficou acima da média em nove desses anos.
Em 2024, o El Niño foi classificado como “forte”, mas as chuvas ficaram abaixo da média e as temperaturas, acima. Em 2023, ele recebeu a mesma classificação e teve chuvas e temperaturas elevadas. Já em 2016, o fenômeno foi “muito forte”, mas os termômetros terminaram o ano abaixo da média, enquanto as chuvas ficaram acima do esperado.
Vem mais chuva?
Mato Grosso do Sul terá o céu predominantemente nublado e o dia chuvoso nesta sexta-feira (16). As pancadas de chuva são influenciadas por uma frente fria associada à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico. Os acumulados expressivos de chuva aumentam, ainda mais, o risco de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
As chances de chuva são maiores nas regiões norte, nordeste e leste do Estado, onde podem ocorrer chuvas mais intensas com acumulados significativos, acompanhadas de raios e rajadas de vento pontuais. Já nas regiões sul e sudoeste, são esperadas chuvas de fraca intensidade, podendo ocorrer neblina e nevoeiros em algumas localidades.
Os ventos predominam do quadrante sul, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, podendo ocorrer, pontualmente, rajadas superiores a 50 km/h. Fonte: Midiamax


