Um novo ciclone extratropical pode se formar entre domingo (20) e segunda-feira (21), nas proximidades do Uruguai, aumentando a instabilidade e o risco de temporais em diferentes regiões do Brasil. O Paraná está entre os estados que aparecem nas áreas de atenção para a mudança no tempo.
De acordo com as previsões meteorológicas, o sistema deve contribuir para a formação e organização de uma nova frente fria, que inicialmente avançará pela Região Sul. A combinação de umidade, áreas de baixa pressão e a passagem da frente fria poderá favorecer a ocorrência de chuva volumosa, fortes rajadas de vento, grande quantidade de raios e queda de granizo em alguns pontos.
Além do Paraná, as condições de instabilidade podem atingir Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, sul de Goiás e sul do Espírito Santo.
A maior atenção está voltada para o próximo fim de semana. Os modelos meteorológicos indicam que o ciclone poderá se organizar próximo ao Uruguai e influenciar as condições do tempo principalmente na Região Sul. No Paraná, a evolução do sistema deverá ser acompanhada pelas autoridades meteorológicas devido à possibilidade de mudanças na intensidade e na trajetória.
A previsão, porém, ainda não é definitiva. Como o fenômeno está previsto para vários dias à frente, os modelos podem apresentar alterações até a aproximação do sistema. Com isso, as áreas de maior risco e a intensidade dos temporais ainda podem mudar nas próximas atualizações.
O cenário ocorre durante a transição entre o inverno e a primavera, período em que mudanças rápidas nas condições atmosféricas podem favorecer episódios de chuva forte e tempestades.
A recomendação é que a população acompanhe as atualizações dos órgãos oficiais de meteorologia e da Defesa Civil, especialmente caso sejam emitidos novos alertas para chuva intensa, ventos fortes ou granizo.
Fonte: GMC Online/Climatempo.


