30 de outubro de 2026

Naviraí prepara Política Municipal de Alfabetização após avanço de 13 pontos no índice

Documento está sendo elaborado por comitê municipal e deverá estabelecer diretrizes para fortalecer a alfabetização das crianças da rede de ensino

A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência Municipal de Educação e Cultura, está elaborando a Política Municipal de Alfabetização, iniciativa que pretende estabelecer novas diretrizes para fortalecer o processo de aprendizagem na rede municipal de ensino. A previsão é de que o documento seja concluído até o final deste ano.

A construção da política está sob responsabilidade de um Comitê Municipal de Alfabetização, que vem realizando reuniões para definir as diretrizes e ações que deverão integrar o documento. Segundo o gerente de Educação e Cultura, André Santana Vieira, o trabalho busca organizar e ampliar as estratégias adotadas pelo município na área da alfabetização.

A proposta está sendo estruturada em alinhamento com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Governo Federal, e com o MS Alfabetiza, política estadual voltada à melhoria dos indicadores de alfabetização. A elaboração ocorre dentro de um regime de colaboração entre município, Estado e União.

Os dados mais recentes apontam avanço de Naviraí na área. De acordo com os resultados do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o percentual de crianças alfabetizadas no município passou de 60% em 2024 para 73% em 2025, uma evolução de 13 pontos percentuais.

A nova política municipal deverá reforçar esse trabalho e estabelecer ações para ampliar os resultados nos próximos anos. Entre os objetivos está garantir que as crianças estejam adequadamente alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, dando continuidade às medidas voltadas à melhoria da aprendizagem na rede municipal. Fonte: Navi Play

Populares da Semana

Polícia Militar recupera na fronteira carreta roubada no Paraná

Uma carreta roubada em Maringá-PR foi recuperada em Ponta...

Evento no Porto Isabel movimentou turistas e mundonovenses na última sexta-feira (15)

‘Rodadão Sertanejo’ quer se tornar tradição no município, recebendo...

Estado investiga possibilidade de primeiro caso de variante do Amazonas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) investiga se...

Lei é publicada e recadastramento no Energia Social segue até 10 de maio

Com a sanção da lei 6.199, publicada nesta quinta-feira...

Bello e Aurora adquirem Mar & Terra, de Itaporã

As indústrias Bello Alimentos Ltda, com sede em Itaquiraí...

União libera R$ 1,9 milhão para nova UBS em Tacuru

O Governo Federal liberou R$ 24,7 milhões para dez...

Programa Centelha MS divulga resultado final com 47 ideias inovadoras aprovadas

A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino,...

Reforma do Terminal Rodoviário de Mundo Novo avança com instalação do novo piso

Etapa segue até sexta-feira (30), e população deve evitar...

Artigos Relacionados

Categorias Populares