9 de setembro de 2026

MS tem 13 cidades em alerta de tempestade e ventos de até 60 km/h

O aviso aponta ainda risco de corte de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos
O clima em Mato Grosso do Sul amanheceu ameno nesta terça-feira (8), mas a previsão indica mudança no tempo ao longo do dia. Instabilidades atmosféricas devem avançar pelo Estado, com possibilidade de tempestades acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.

O alerta, de nível amarelo, prevê chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, com velocidade entre 40 km/h e 60 km/h, em 13 municípios. O aviso aponta ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, descargas elétricas e alagamentos.

O aviso abrange Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Apesar da possibilidade de chuva, o calor volta a ganhar força e deve marcar a terça-feira em Mato Grosso do Sul. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas podem chegar a 34°C em alguns municípios, principalmente nas regiões pantaneiras, nordeste e norte do Estado.

Com a elevação das temperaturas, a umidade relativa do ar deve cair, podendo chegar a 15% em algumas áreas. A previsão também favorece a ocorrência de grande amplitude térmica, com manhãs mais frias e tardes e noites mais quentes, especialmente na região do extremo sul.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mudança no tempo deve ocorrer ainda na noite desta terça-feira, com a aproximação das tempestades. O alerta começa na última hora do dia e segue até a noite de quarta-feira (9).

A previsão é de que as chuvas avancem inicialmente pelo norte e pelo Bolsão de Mato Grosso do Sul e, ao longo do dia, espalhem-se para outras regiões do Estado.

Saiba como se proteger de tempestades

Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

Também é recomendável não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante a tempestade.

A Cedesc (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) disparou SMS para os números cadastrados no 40199, avisando a população para o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Município de Guaíra realiza aquisição do imóvel para o Novo Parque Industrial

Na última segunda-feira (28), o Município de Guaíra deu...

Exportações de carne bovina em MS crescem 47,9% e movimentam US$ 1,17 bilhão no semestre

A carne bovina ganhou força no comércio exterior de...

Chuvas de verão podem ter ajudado a diminuir taxa de contágio do coronavírus

Pela primeira vez em dois meses um taxa de...

Mundo Novo pode receber importante evento empresarial em 2027

Mundo Novo poderá ser palco de um importante evento...

Desfile de 7 de Setembro celebra “As Conquistas de Naviraí” e reforça mensagem de união

Com 54 blocos, celebração da Independência apresentou avanços históricos...

Desfile de 7 de Setembro reúne 55 instituições e celebra o civismo em Guaíra

Guaíra viveu uma manhã de celebração à Independência do...

Riedel, Reinaldo e Contar “abraçam” campanha de Paulo Corrêa

Evento na tarde desta segunda-feira em Campo Grande, feriado...

Mulheres são presas e adolescentes resgatadas em casa de prostituição

Equipes da Polícia Militar foram ao local após denúncias...

Mulher morre após explosão com álcool em disco de carne no PR

Juliana Cristina dos Reis, de 48 anos, moradora de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares