16 de outubro de 2026

Enquanto fechamento em massa assusta em MS, Mara resiste em única agência dos Correios em Camisão

Em meio à redução de serviços e ao fechamento de agências dos Correios em Mato Grosso do Sul e outros estados, a pequena unidade de Camisão, distrito de , continua funcionando de segunda a sexta-feira. Há cerca de 20 anos, Rosimara Montenegro Julião, de 55 anos, é quem está à frente do atendimento.

Desde então, muita coisa mudou. Rosimara acompanhou mudanças de prefeitos, alterações em outros locais e a redução de serviços tanto na unidade central quanto nas AGCs (Agências Comunitárias dos Correios).

Mara acredita que a agência resiste e não irá fechar. (Mirian Aveiro, Arquivo pessoal)

Mudanças

Ao longo dos anos, a agência também acompanhou mudanças na própria comunidade. Rosimara lembra que, no passado, era comum haver pessoas com o mesmo nome, sendo necessário diferenciá-las pelo sobrenome. Com o tempo, muitos moradores deixaram o distrito e outros morreram. Ainda assim, segundo ela, uma característica permanece: “O bom é que todo mundo se conhece”.

As cartas, porém, já não fazem parte da rotina como antigamente. Rosimara diz que dificilmente recebe alguma atualmente e acredita que as pessoas tenham deixado esse hábito de lado. “Como era gostoso você receber uma carta”, recorda.

Hoje, ela trabalha sozinha na unidade, que funciona por meio da prefeitura. Mesmo depois de tantos anos, diz continuar gostando do trabalho. “Em todos esses anos em que estou à frente aqui, amo fazer o meu trabalho”, conclui.

Populares da Semana

Mato Grosso do Sul é o terceiro estado brasileiro em investimentos

Campo Grande (MS) – No ranking de investimentos dos estados...

Secretaria de Educação de Guaíra realiza reunião com a Guarda Municipal

Na manhã da última terça-feira (11), a Secretaria de...

Conselho Tutelar tem 10 dias para explicar falhas ao atender Emanuelly em Campo Grande

Conselho acompanhava família de Emanuelly desde 2020 O Conselho Tutelar Sul tem...

Em 24h, policiais apreendem cinco carros com contrabandos em rodovia de MS

PMR (Polícia Militar Rodoviária) apreendeu cinco veículos com cargas...

Prefeito Lídio Ledesma se reúne com novos e antigos secretários do Paço Municipal

Na manhã da sexta-feira (3), o Prefeito Lídio Ledesma,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares