O número de processos de suspensão e cassação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) instaurados pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) apresentou queda de 3.779 registros no primeiro semestre de 2026, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Em um balanço enviado ao Midiamax, dados do órgão apontam que, entre janeiro e julho de 2025, foram instaurados 10.877 processos administrativos relacionados à suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH e cassação da permissão para dirigir. Já em 2026, o total caiu para 7.098, redução de aproximadamente 35%.
A maior diferença foi observada nos processos de suspensão do direito de dirigir. Em 2025, foram registrados 9.782 procedimentos, enquanto em 2026 o número ficou em 6.045, uma redução de 3.737 casos. Já os processos de cassação da CNH passaram de 763 para 517, queda de 246 registros.
Por outro lado, a cassação da permissão para dirigir apresentou aumento. O número de processos passou de 332 em 2025 para 536 em 2026, crescimento de 204 ocorrências.
Os processos administrativos são instaurados quando condutores acumulam infrações que podem resultar na suspensão ou cassação do direito de dirigir, conforme prevê o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). O Detran-MS divulga regularmente editais com notificações, resultados de recursos e aplicação das penalidades aos motoristas.
Segundo os dados do departamento, a redução ocorre mesmo com a continuidade das fiscalizações e dos procedimentos administrativos realizados pelo órgão ao longo do ano.
Serviço ao leitor
Os condutores podem consultar a situação dos processos administrativos no portal do Detran-MS, na área de habilitação, onde também é possível acompanhar recursos e notificações.


