17 de setembro de 2026

Itaquiraí – Aluno da Escola JJ conquista 3º lugar em concurso de redação da UFMS sobre a Rota Bioceânica

 Premiação deve ocorrer no dia 15 de junho em Campo Grande
O estudante Eliton Luiz Gubert, aluno do 2º ano do Ensino Integral na Escola Estadual Prof. José Juarez R. de Oliveira, alcançou o terceiro lugar no prestigiado Concurso de Redação promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O concurso teve como tema central um dos projetos de infraestrutura mais estratégicos da América do Sul: “A Rota Bioceânica: desafios e oportunidades para Mato Grosso do Sul”.
Em seu texto, Eliton demonstrou maturidade acadêmica e visão crítica ao analisar os impactos do corredor internacional que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico. O estudante destacou em sua argumentação como a Rota Bioceânica pode impulsionar o estado, dividindo sua análise em três pilares principais:
Desenvolvimento Econômico: O escoamento de produção e a atração de novos investimentos para os municípios sul-mato-grossenses.
Integração Social: A geração de emprego, renda e a melhoria na qualidade de vida das populações locais.
O fortalecimento dos laços históricos e culturais entre o Brasil e os demais países vizinhos envolvidos no projeto.
Promovido pela UFMS, o concurso buscou ir além da avaliação gramatical, incentivando os jovens estudantes a se aprofundarem em debates geopolíticos e logísticos atuais. O objetivo principal foi estimular o pensamento crítico e a valorização de iniciativas que integrem as nações sul-americanas.
A premiação de Eliton Luiz Gubert não apenas coroa o esforço individual do estudante, mas também valida o trabalho pedagógico da Escola Estadual Prof. José Juarez R. de Oliveira, reforçando a importância do modelo de Ensino Integral na formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro.
A comunidade acadêmica e regional parabeniza o estudante pela excelente colocação, desejando que este reconhecimento seja o combustível para uma trajetória brilhante e cheia de novas realizações acadêmicas. Informações/fotos: Escola Estadual Profº José Juarez Ribeiro de Oliveira
Fonte: Maracaí FM

Populares da Semana

Comunidade indígena denuncia merenda contaminada por agrotóxicos

Sintomas de intoxicação como dor de barriga, febre, cansaço,...

Lidio Lopes apresenta balanço das atividades parlamentares no primeiro semestre de 2025

Deputado destaca destinação de R$ 3,5 milhões para saúde,...

Confusão em Câmara termina com advogado dando voz de prisão a vereadores

Confusão na Câmara de Vereadores de Aparecida do Taboado,...

Mundo Novo terá o 1º Festival de Plantas Ornamentais na próxima semana

#Semcos O evento acontecerá nos dias 8, 9 e 10...

Irmão mata irmã comerciante e tira própria vida em MS

Caso aconteceu por volta das 14h20, dentro do comércio...

Riedel e Reinaldo Azambuja cumprem agendas no Cone Sul quinta e sexta

Nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de setembro,...

Jogos Escolares reúnem 600 atletas em Sete Quedas

Em Sete Quedas os Jogos Escolares, uma realização da...

JAPORÃ: Sala do Empreendedor fortalece o empreendedorismo e impulsiona o desenvolvimento local

Órgão atua em várias ações e vertentes apoiando, orientando...

No atual mandato, Paulo Corrêa destinou R$ 5,2 milhões para 10 cidades do Cone Sul

O deputado estadual Paulo Corrêa (PL), 1º secretário da...

Artigos Relacionados

Categorias Populares