12 de maio de 2026

Fachin pede “resiliência’ de juízes diante de ataques ao Judiciário

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, defendeu nesta segunda-feira, 11, que magistrados reajam com “resiliência” às críticas e ataques direcionados ao Poder Judiciário. Ele também alertou para a necessidade de defender as instituições “sem idolatrá-las”.

“Somos profissionais vocacionados. Não desconhecemos as adversidades do nosso tempo. Precisamos ser resilientes diante das incompreensões e dos ataques, por vezes infundados, dirigidos às nossas atividades e às prerrogativas da magistratura”, afirmou a representantes de tribunais durante reunião preparatória do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o 20º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

Segundo Fachin, as críticas devem servir para aperfeiçoar a atuação dos juízes. “Podemos fazer mais e melhor, mesmo em tempo de crises, interrogações e dúvidas. Defender as instituições sem idolatrá-las, produzir confiança pública longe do cinismo ou ingenuidade. É possível simultaneamente criticar as instituições para aperfeiçoá-las e preservá-las como patrimônio civilizatório”, disse.

O ministro também afirmou que cabe aos magistrados enfrentar tentativas de enfraquecer a credibilidade institucional do Judiciário, para as quais é preciso “ter olhos de ver e ouvidos de ouvir”: “O desafio desse momento é impedir que a morosidade, a desigualdade e a descrença fragilizem a confiança da cidadania nas instituições republicanas”, justificou.

As declarações ocorrem em um momento de desgaste da imagem do STF após revelações sobre ligações entre ministros e o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. A Corte também tem sido alvo de críticas recorrentes da direita bolsonarista e de parte do Congresso Nacional.

Segundo pesquisa RealTime Big Data divulgada na última terça-feira, 5, a maior parte dos brasileiros tem desconfianças em relação ao STF: 55% dos entrevistados disseram não confiar na Corte, enquanto 36% afirmaram confiar e 9% não souberam ou preferiram não responder.

Desde que assumiu a presidência do STF, o ministro Edson Fachin tenta implementar um Código de Conduta para os integrantes da Corte, mas enfrenta resistência interna entre colegas do tribunal.

Leia mais em: https://correiodoestado.com.br/cidades/fachin-pede-resiliencia-de-juizes-diante-de-ataques-ao-judiciario/466378/

Populares da Semana

Eletricista é espancado até desmaiar em Campo Grande após colegas descobrirem maconha em carro

Foi preso na última sexta-feira (9), em Campo Grande,...

Administração de Japorã contrata primeiro servidor indígena em pasta de Finanças

Gestão municipal está quebrando barreiras, promovendo inclusão que transforma...

Dirigentes do turismo nacional terão mais influência nas decisões do setor

Campo Grande (MS) – Contribuição direta dos órgãos estaduais...

Após ‘botão do pânico’, deputados de MS pedem para pais serem vigilantes e olharem mochilas

Após o Governo do Estado anunciar plano para ampliar...

Artigos Relacionados

Categorias Populares