25 de setembro de 2026

Senador Nelsinho Trad articula assinatura de Carta internacional para fortalecer fronteiras de MS

Acordo firmado, nesta manhã, em Montevidéu conecta Parlasul e Parlim e amplia integração entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, com impacto direto para Mato Grosso do Sul
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) foi o articulador da assinatura da Carta de Intenção entre o Parlamento do Mercosul (Parlasul) e o Parlamento Internacional Municipal (Parlim), formalizada nesta segunda-feira (27), em Montevidéu. A iniciativa do parlamentar consolida novo eixo de integração entre o nível regional e os parlamentos locais, com impacto direto nas cidades de fronteira, especialmente em Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (Paraguai).
Segundo o senador Nelsinho Trad, o acordo estabelece um canal permanente de diálogo entre os parlamentos, permitindo a troca de experiências e a construção de soluções concretas para desafios comuns das regiões de fronteira, como desenvolvimento econômico, mobilidade, segurança e serviços públicos. “O Parlim é um espaço de articulação entre legislativos de cidades gêmeas de fronteira, como Ponta Porã, no Brasil, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Já o Parlasul é o órgão legislativo regional que representa os cidadãos dos países do Mercosul e atua no fortalecimento da integração sul-americana”, explicou.
A assinatura ocorreu no âmbito da Sessão Plenária do Parlasul, presidida pelo deputado paraguaio Rodrigo Gamarra, e contou com a presença de autoridades como o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Jelson Bernabé de Oliveira, e o vereador Agnaldo Pereira Lima. “É o resultado de trabalho conduzido pelo senador Nelsinho Trad, que já havia impulsionado o debate sobre integração fronteiriça em audiência pública realizada em Ponta Porã no último ano”, recordou o vereador Agnaldo.
Mercosul e população de MS
No plenário do Parlasul, o senador Nelsinho Trad também defendeu o acompanhamento da implementação do Acordo Mercosul–União Europeia, que entra em vigor provisoriamente no dia 1º de maio.
Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o parlamentar destacou que o tratado, aguardado há 26 anos, envolve um mercado de cerca de 700 milhões de pessoas e um PIB estimado em US$ 22 trilhões. “Tanto o setor do agro quanto o da indústria serão beneficiados”, afirmou.
O senador ressaltou que, em Mato Grosso do Sul, os impactos vão além das grandes cadeias produtivas e alcançam diretamente a população. “Isso chega na ponta. Beneficia o pequeno produtor, o trabalhador do campo, o motorista, quem atua nos frigoríficos, no comércio e nos serviços. É emprego, renda e oportunidade para as famílias”, pontuou.
Ele também defendeu que a abertura comercial seja acompanhada de perto para proteger os produtores e evitar desequilíbrios.
Enquanto presidente da Comissão de Relações Exteriores, lembrou que já foi criado um grupo de trabalho no Senado para monitorar a implementação do acordo e sugeriu que os demais parlamentos do Mercosul adotem o mesmo modelo.
“Criar grupos de trabalho com técnicos e parlamentares é fundamental para estender a mão ao produtor e mitigar eventuais distorções”, afirmou.

Populares da Semana

IPTU em Mundo Novo têm 20% desconto no pagamento à vista e premiação deste ano é de R$ 40 mil em dinheiro

Jandaia Caetano/Semcos- O IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) de Mundo...

Fusões vão abrir portas para trocas de partidos e antecipar jogo para 2026

O ano de 2025 promete grandes mudanças no cenário...

Prefeito Vitor Malaquias recebe Consultor do Sebrae para assuntos sobre desenvolvimento municipal

Ex-Prefeito de Santiago no Rio Grande do Sul discute...

Sefaz-MS participa de encontro nacional sobre modernização da gestão fiscal dos estados

Com o objetivo de coordenar e harmonizar os aspectos...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Eldorado articula assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar

Na manhã de quarta-feira (23), representantes das secretarias municipais...

“Intervenção” judicial troca comando da Santa Casa após posse de presidente

Heitor Freire havia assumido comando ontem, mas Justiça nomeou...

Mulheres de Japorã concluem o curso de Confeitaria Clássica com sucesso total

Prefeitura, Sala do Empreendedor e Assistência Social realizaram a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares