25 de setembro de 2026

Dados assustam: Mato Grosso do Sul volta ao topo do ranking de feminicídios

A taxa de feminicídio em Mato Grosso do Sul voltou a colocar o estado entre os mais preocupantes do país quando o assunto é violência contra mulheres. Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que o estado mantém índices acima da média nacional.

De acordo com o levantamento, Mato Grosso do Sul registrou cerca de 2,6 feminicídios para cada 100 mil mulheres, número quase duas vezes maior que a média brasileira, que gira em torno de 1,4.

A alta taxa de feminicídio em Mato Grosso do Sul reforça o alerta de especialistas sobre a necessidade de ampliar políticas públicas de prevenção e proteção às vítimas de violência doméstica.

Por que a taxa de feminicídio em Mato Grosso do Sul preocupa

Especialistas apontam que grande parte dos feminicídios ocorre dentro de casa e, na maioria das vezes, o crime é cometido por companheiros ou ex-companheiros das vítimas.

Além disso, muitos casos acontecem após um histórico de agressões, ameaças ou violência doméstica. Mesmo com a existência da Lei Maria da Penha, muitas mulheres ainda enfrentam dificuldades para denunciar ou conseguir proteção rápida.

Outro fator apontado por pesquisadores é que, proporcionalmente, estados com população menor podem apresentar taxas mais altas quando comparados ao número de habitantes.

Violência contra mulheres segue como desafio

O combate à violência de gênero continua sendo um desafio em todo o Brasil. Programas de prevenção, campanhas de conscientização e o fortalecimento da rede de proteção às mulheres são apontados como caminhos para reduzir os crimes.

Mesmo assim, a taxa de feminicídio em Mato Grosso do Sul continua sendo motivo de preocupação para autoridades e organizações que atuam na defesa dos direitos das mulheres.

Especialistas alertam que denunciar agressões e buscar ajuda ainda é uma das principais formas de evitar que a violência evolua para casos mais graves.

Populares da Semana

Secretaria de Educação de Mundo Novo entregou 1200 cartilhas de combate à dengue nas escolas municipais

#Semcos Parceria é entre os municípios lindeiros e Itaipu Binacional Na...

Escola Carlos Chagas recebe produtos através da parceria da Itaipu com o deputado Vander Loubet

#MundoNovo Na manhã desta sexta-feira (14), a Escola Municipal Carlos...

Sem sinais de roubo, feminicídio não é descartado em caso de ex-presidente do PSL em MS

Sem sinais de roubo, a polícia investiga a morte...

Governador destaca visita de presidente e busca de MS por novos mercados

Presidente vem a Campo Grande para embarque de carne...

Reunião intersetorial fortalece articulação entre secretarias e Conselho Tutelar em Iguatemi

A Prefeitura de Iguatemi realizou uma reunião intersetorial com...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares