1 de novembro de 2026

Pela primeira vez, mulheres ingressam no Exército para estágio como soldados em MS

Nesta segunda-feira, 93 mulheres participaram da formatura no Comando Militar do Oeste

Nesta segunda-feira (2), 93 mulheres ingressaram na primeira turma feminina de estágio inicial como soldado do Exército brasileiro, em Campo Grande. O alistamento é facultativo para elas, mas obrigatório aos homens. As mulheres já podiam integrar os quarteis, mas, no estágio para soldados, esta é a primeira vez.

Aniele Camily é uma das novatas no Exército. Para ela, a formatura desta segunda-feira (2) significa a resolução de um sonho de infância. “Momento emocionante. A gente sente como se tivesse quebrado mais uma barreira, a mulher conseguiu dar um passo muito importante”, comemora a jovem. Desde a escola, no Dia do Soldado, Aniele tomou gosto pelo militarismo. “Eu ficava apaixonada pelas fardas, pela posição de sentido.”

A manicure Leiliane Cardoso Nogueira dos Anjos é mãe de Vitória Nogueira, uma das novas integrantes do Exército, pioneira no país. “Coração está muito acelerado, feliz, contente, e estou admirada pela força e coragem dela. Muito lindo estar aqui e sentir isso”, diz a mãe orgulhosa. “Uma honra muito grande”, conclui.

Para Vitória, fica a ansiedade para o início deste novo ciclo. “Muito glorificante, me sinto honrada de estar aqui, é algo incrível ver mulheres no topo”. Ela ficou sabendo sobre a oportunidade de alistamento na escola e, incentivada pela família, resolveu se alistar. “Honra me sentir cuidando do nosso país”, resume o sentimento.

O pai dela, Flávio Paulino dos Anjos, empresário, ficou com o coração acelerado ao ver a filha na primeira formatura feminina de soldados do Exército. “Estou muito feliz e contente. Falei pra ela que esse é o tempo dela, para ela aproveitar, que esse momento é único e que ela vai vencer”, conta, orgulhoso.

Leiliane Nogueira, a filha, Vitória Nogueira, e o marido, Flávio Paulino dos Anjos (Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)

Tempo de preparação

A tenente Amanda, que será instrutora das novas soldados, diz que agora elas passam por adaptação para a vida militar. “Passam por um período pequeno de internato, em que vão vivenciar a rotina militar e, após isso, seguem tendo instruções e, depois, [são] distribuídas no Colégio Militar, Hospital Militar e aqui na base do CMO [Comando Militar do Oeste]”.

A tenente considera que a primeira turma de mulheres soldados é um avanço significativo. “O exército está desde a década de 1990 recebendo mulheres que estão ocupando áreas como saúde, engenharia, ensino militar bélico, então é algo natural e vai aumentar a capacidade institucional”, explica.

Macelo Zanon, general de Divisão no CMO, diz que é uma grande honra e satisfação para o Exército contar com a capacidade feminina. “As atividades, os direitos e os deveres são exatamente iguais aos homens. E, com certeza, a capacidade feminina vai reforçar nossa dedicação junto à Nação Brasileira.”

Além das 93 mulheres, 60 homens também ingressaram no Exército na formatura de hoje. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Em dois anos de governo, Thalles revolucionou a Educação Municipal

O Prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli vem se destacando...

Mundo novo realizou 8ª e última audiência pública sobre a BR-163 com grande presença do público

#mundonovo Na noite da última quarta-feira (09), foi realizada audiência...

Valter Brito tem melhora considerável durante noite de internação

Internado no Hospital Regional de Amambai durante a tarde...

Prefeito Léo comemora Dia das Crianças na Aldeia Cerrito

O prefeito de Eldorado, Aguinaldo dos Santos-Léo, juntamente com...

MS amanhece com mínima de 6°C, mas frio deve perder força nos próximos dias

Sete Quedas registrou 6,6°C nesta terça-feira; Campo Grande marcou...

Em MS, 36 municípios atingem meta nacional de 90% de cobertura de esgoto

Mato Grosso do Sul tem 36 municípios com cobertura...

Após acidente, motorista abandona Fiorino carregada com 500 kg de maconha

Após se envolver em um acidente com motocicleta, o...

Descartada por Flávio Bolsonaro, Tereza Cristina não terá votos de Reinaldo e Capitão Contar

Descartada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), a senadora Tereza...

Aldeias Guarani Kaiowá vão receber proteção da Força Nacional

Gabriel Brum – repórter da Rádio Nacional – A...

Lula manda 3 ministros a MS após denúncias de violência contra indígenas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou...

Artigos Relacionados

Categorias Populares