9 de agosto de 2026

Pollon diz que ministro da Justiça usa “plebiscito para ganhar tempo” sobre maioridade penal

O ministro da Justiça, Wellington César Lima, disse que há possibilidade de consulta popular sobre a redução da maioridade penal no Brasil. Plebiscito seria um dos caminhos disponíveis para o debate. Nesta quarta-feira (18), o deputado federal, Marcos Pollon (PL), disse que o ministro “usa do plebiscito para ganhar tempo”.

“Plebiscito neste caso é uma armadilha, uma fraude! O governo e o ministro sabem que a maior parte da população é favorável à redução da maioridade penal”, disse ao Midiamax.

Assim, defendeu o argumento. “Ele usa do plebiscito para ganhar tempo, pois em ano eleitoral sabe que a maioria da população é favorável à redução”, disse.

O relator da PEC da Segurança Pública, deputado Mendonça Filho (União-PE), disse que incluirá no parecer a realização de referendo sobre a maioridade penal. Na proposta, seria debatida a redução para 16 anos, relacionados aos crimes de organizações criminosas ou violentos.

Em declaração pública, o ministro da Justiça disse que pode consultar a população sobre a redução da maioridade penal. Assim, afirmou que não seria “algo imediato”, mas sim uma discussão bem orientada.

“O substitutivo contempla a hipótese de consulta. Não seria algo imediato. Há debates se a melhor maneira seria referendo, plebiscito, como iria acontecer”, disse o ministro.

Então, destacou que “não se pode dizer que uma modalidade de consulta popular como exercício de democracia direta seja em si mesma um mal. A ideia de colocar para a sociedade brasileira esse debate é uma ideia legítima e bem orientada”, defendeu.

A bancada do PT na Câmara reagiu à declaração do ministro de Lula. A bancada petista classificou a matéria como inconstitucional, extemporânea e juridicamente equivocada.

Populares da Semana

Paraguai anuncia acordo com Brasil para centros de compras na fronteira

O governo paraguaio anunciou ter fechado acordo com o...

Senador Nelsinho Trad é reconduzido à presidência da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul  

Por unanimidade, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) é reconduzido...

Governo do MS cadastra 100 famílias da Aldeia Porto Lindo para programa alimentar

O capitão da Aldeia Porto Lindo, Onésio Dias, juntamente...

Em MS, avicultura de corte cresceu 46,32% em 10 anos, diz IBGE

Conforme levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

GEMED de Naviraí apresenta o Plano Municipal da 1ª Infância válido para 10 anos

O Governo de Naviraí, através da Gerência Municipal de...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares