22 de setembro de 2026

Condenado a 14 anos por ataques aos Três Poderes é preso no Paraguai

João Paulo Silva Matos, de 36 anos, condenado por participação nos atos de 8 de janeiro de 2023, foi preso no Paraguai após entrar de forma irregular no país e acabou entregue à PF (Polícia Federal) na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR), na terça-feira (3). A captura ocorreu em Salto del Guairá, cidade paraguaia que faz fronteira com Mundo Novo, município a 463 quilômetros de Campo Grande

Agentes da Direção-Geral de Investigação Criminal do Paraguai localizaram João Paulo na tarde de segunda-feira (2). As autoridades constataram a permanência irregular no território paraguaio e realizaram a detenção, antes da entrega às forças brasileiras na fronteira.

Natural de Londrina (PR), João Paulo recebeu condenação de 14 anos de prisão em regime fechado. Ele participou da invasão ao Palácio do Planalto, em Brasília (DF), durante os ataques às sedes dos Três Poderes. A identificação ocorreu a partir de vídeos gravados dentro do prédio, nos quais ele aparece incitando atos contra o Estado democrático.

O mandado de prisão saiu em janeiro deste ano por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). A decisão marcou o aniversário de três anos dos ataques. Até então, João Paulo estava em liberdade, após a Justiça autorizar o cumprimento de medidas fora da prisão.

Entre as exigências, ele precisava permanecer no Paraná e usar tornozeleira eletrônica. O monitoramento apontou o rompimento do equipamento em 9 de janeiro, no período da tarde. Depois disso, ele deixou de comparecer às apresentações semanais exigidas pela Justiça em Londrina.

Com a interrupção do sinal e a ausência do condenado, o governo do Paraná desativou o acompanhamento no sistema. A partir desse momento, João Paulo passou a constar como foragido.

Essa é a 2ª prisão no Paraguai relacionada aos atos de 8 de janeiro. A primeira envolveu Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal), detido no país vizinho em dezembro de 2025 e posteriormente entregue às autoridades brasileiras

Populares da Semana

Prefeito Léo investe R$ 301 mil em recapeamento urbano

Léo deve receber governador ainda em setembro para assinar...

Eleitorado de MS cresceu 5,2% desde as últimas Eleições Municipais

Em Mato Grosso do Sul, o número de eleitores cresceu...

Pesquisa mostra cenário para deputado estadual por partido e federação em MS

O Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, no período de...

Governo inicia obra de asfalto e drenagem no Distrito do Morumbi

Obra, a pedido da Gestão Municipal e da Câmara...

Câmara de Iguatemi aprova Projeto de Lei sobre a Política Municipal de Alfabetização

Durante a sessão ordinária realizada na última segunda-feira, dia...

Aluno Imunizado: 2ª edição de 2026 começa em outubro em Mundo Novo

#mundonovo O Governo de Mundo Novo, por meio da Secretaria...

Novo supermercado chega a Mundo Novo e abre oportunidades de emprego

Uma nova empresa está chegando a Mundo Novo e...

MUNDO NOVO: centenas de pessoas recebem Paulo Corrêa

Em Mundo Novo na noite desta segunda-feira, centenas de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares