26 de setembro de 2026

Prefeitura de Naviraí lança o projeto EcoVerdinho na Feira do Galo

Com a participação de alunos das escolas Milton Dias Porto e José Carlos da Silva, escolhidas para receber a iniciativa, o EcoVerdinho 2026 foi lançado em Naviraí. De posse da moeda social, obtida por meio da entrega de materiais recicláveis, os estudantes já fizeram as primeiras compras na feira que acontece nas manhãs de domingo, na Avenida Campo Grande.

O prefeito Rodrigo Sacuno, as vereadoras Rosângela Sofa e Sara Castelão, além de diretores das escolas envolvidas e do gerente de Educação e Cultura, André Santana, participaram de uma rápida cerimônia para mostrar à comunidade a importância de fazer a correta coleta e destinação do lixo doméstico. O ato contou também com a presença de Fábio Schroeter, criador do Recicla Verdinho.

O Projeto EcoVerdinho é uma iniciativa da Prefeitura de Naviraí por intermédio da Gerência de Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Gerência de Educação e Cultura e empresa Nilcatex e da cooperativa de recicláveis Recicla Naviraí, unindo educação ambiental, financeira e alimentar. Ele funciona como uma moeda social, incentivando estudantes a trocarem materiais recicláveis por créditos para comprar alimentos frescos de produtores locais.

Os investimentos e o aprimoramento do projeto no município possibilitaram a consolidação de resultados de impacto ecológico e social. Entre 2023 e 2025, o volume recolhido praticamente dobrou, saltando de 28.243 para 55.504 itens recicláveis retirados do meio ambiente (alta de 96,5%). O avanço reflete a expansão da rede, que fez o número de alunos atendidos crescer 113,1%, saltando de 175 para 373 estudantes. Com reflexos diretos na agricultura familiar, parceiros e a Gerência de Desenvolvimento Econômico projetam superar esses resultados em 2026.

A cada 10 embalagens recicláveis entregues nas escolas, o aluno recebe 1 “Verdinho” (moeda social) creditado em seu cartão educativo. Os créditos são utilizados pelos estudantes para adquirir frutas, verduras e outros produtos da agricultura familiar diretamente na Feira do Galo. Todo o material reciclável arrecadado nas instituições é doado para a Cooperativa Recicla Naviraí, gerando renda para os cooperados.

Populares da Semana

R$ 995 milhões: Paraná tem recorde de recuperação da Dívida Ativa em 2024

O Paraná bateu recorde histórico na recuperação de Dívida...

Rachel Magrini lidera disputa pela presidência da OAB-MS

A advogada Rachel Magrini assumiu a liderança na disputa...

Paulo Corrêa propõe e Festa Pantaneta é incluída no calendário oficial de eventos de MS

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira...

Mulher que fingiu ter 12 anos em SC já tentou dar golpe e ser adotada em Campo Grande

Amanda Maria Souza Oliveira, de 37 anos, presa por se...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares