8 de agosto de 2026

Bolsa Atleta: contemplados assinam termo de adesão e concluem processo de ingresso no programa

Foi oficialmente concluído nesta terça-feira (16) o processo de adesão ao programa Bolsa Atleta, uma das principais políticas públicas de incentivo ao esporte desenvolvidas pelo Governo de Mato Grosso do Sul. A etapa final consistiu na assinatura do Termo de Adesão pelos atletas contemplados, realizada nos dias 15 e 16 de junho, na sede da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

Nesta edição, o investimento total destinado aos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico é de R$ 4,2 milhões. Ao todo, 304 atletas foram contemplados e, com a formalização da adesão, passam a integrar oficialmente o programa. O pagamento do benefício está previsto para começar em agosto, com vigência de 12 meses.

No Bolsa Atleta, as categorias atendidas são: Estudantil, Universitário, Nacional, Nacional Paralímpico, Nacional Surdolímpico (nova categoria), Internacional, Máster (35+), Pódio Complementar, Pódio Complementar Paralímpico, Pódio Complementar Surdolímpico (nova categoria), Pré-Olímpico, Pré-Paralímpico e Pré-Surdolímpico, Olímpico, Paralímpico e Surdolímpico (nova categoria), além da categoria destinada a atleta-guia, atletas assistentes e funções similares (nova categoria).

Já o Bolsa Técnico contempla duas modalidades de benefício: Técnico 1 e Técnico 2, voltadas aos profissionais responsáveis pela formação e preparação dos atletas.

Todo o processo de inscrição, análise e adesão foi realizado de forma totalmente on-line, proporcionando mais agilidade, transparência e acessibilidade aos participantes de todas as regiões do estado.

O Programa Bolsa Atleta tem como principal objetivo oferecer suporte financeiro para que os esportistas sul-mato-grossenses possam manter a rotina de treinamentos, participar de competições e investir em seu desenvolvimento técnico. O programa é considerado uma ferramenta estratégica para a permanência dos atletas no esporte, contribuindo para a formação de talentos e fortalecendo a representatividade de Mato Grosso do Sul em competições regionais, nacionais e internacionais.

O Programa Bolsa Atleta é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Atletas Contemplados

Maria Fernanda Scheer, 14 anos, de Chapadão do Sul, é atleta do tênis de mesa, receberá a bolsa pela primeira vez e ressaltou como está se sentindo. Maria Fernanda ganhou os Jogos Escolares da Juventude de MS 2026 e garantiu a vaga para o JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros), em Brasília (DF).

“Estou me sentindo privilegiada. Eu jogo tênis de mesa e participo de competições desde 2021, sempre tentando melhorar. Desde 2024, comecei a disputar campeonatos brasileiros e já ganhei em cidades como Imperatriz e Palmas. O Bolsa Atleta vai me ajudar a comprar equipamentos novos, melhorar meus treinos e ter um desempenho ainda melhor. Com materiais novos e mais estrutura, consigo evoluir cada vez mais na modalidade”, frisou.

Ângelo Antônio Correia de Souza, 19 anos, de Campo Grande, foi contemplado com a Bolsa Atleta – Nacional.

“Eu acho que o incentivo financeiro no esporte é muito importante. Principalmente nas categorias de base, é algo que se faz extremamente necessário para que seja um incentivo a mais, para que o atleta traga cada vez mais resultados e principalmente que não pare de praticar o seu esporte. Eu nado há muito tempo, vou fazer 10 anos já”.

Ele ainda acrescentou: “Já tive várias experiências durante essa vida de treinamento. Já tive a oportunidade de treinar muito, tive a oportunidade de treinar menos. Mas o bolsa atleta sempre foi algo muito importante para que eu não parasse de nadar. Acho que é um incentivo. Muito importante para que eu não finalizasse minha carreira na natação”.

Com a assinatura dos Termos de Adesão pelos atletas contemplados, o processo do Bolsa Atleta foi oficialmente encerrado. Já o edital do Bolsa Técnico segue em andamento e está com prazo aberto para interposição de recursos até esta quinta-feira (18). Os interessados podem consultar as informações e realizar os procedimentos necessários por meio do link.

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Fotos: Daniel Reino/Setesc

Populares da Semana

Nova Ferroeste é apresentada a cinco das maiores cooperativas do País

Nesta quarta-feira (19), representantes de cinco das maiores cooperativas...

Prefeito Paulão inaugura Ginásio Poliesportivo em Japorã

Em Japorã, na noite desta sexta-feira, o prefeito Paulo...

Polícia Civil elucida roubo, recupera joia de alto valor e autua receptador em Eldorado

A Delegacia de Polícia de Eldorado elucidou, com rapidez,...

Distância de 2 metros entre mesas vai valer nos restaurantes do Estado

Os restaurantes do Estado estão adotando procedimentos para combate...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Partidos lançam oito candidaturas ao Governo de MS

Com o encerramento do calendário de convenções partidárias, a...

Após morte de policial, quatro narcotraficantes são mortos em confronto com o Bope

Quatro narcotraficantes suspeitos de envolvimento no assassinato de um...

Governo de Mundo Novo recebe representantes da Copagril para discutir melhorias na unidade

A Prefeitura de Mundo Novo recebeu, na quinta-feira, representantes...

Investigado pelo Gecoc, empreiteiro só terminou contrato para ganhar mais R$ 75 mi em Três Lagoas

Três contratos com a Prefeitura de Três Lagoas estariam na mira...

Artigos Relacionados

Categorias Populares