O deputado estadual Lídio Lopes (Sem Partido) pode assumir a presidência do diretório estadual do Avante em Mato Grosso do Sul. O político está há cerca de dois anos sem partido após a fusão do Patriota, do qual era filiado, com o PTB. A nova união passou a se chamar PRD e a ser presidida regionalmente pelo ex-senador Delcidio do Amaral.
Lídio decidiu ficar sem partido, durante este período, até as eleições de 2026. Ele afirma que está no “campo das conservações”, mas a expectativa é que se filie ao Avante e assuma a presidência do partido.
A janela partidiária, momento em que os que pretendem se reeleger podem mudar de partido, vai até 3 de abril. Os políticos neste mês tentam viabilizar chapas e buscar as melhores opções para disputar o pleito. A decisão de Lídio sobre a filiação deve ficar para o limite da filiação partidária.
“Tem uma conversa com o Avante bem adiantada. Estou viabilizando nomes para a composição de chapas. Acontecendo de eu conseguir viabilizar a chapa no Avante, eu vou ficar pelo Avante”, afirmou.
O Avante formou coligação com o PP nas eleições de 2024 em Campo Grande, quando se buscava a reeleição de Adriane Lopes, esposa de Lídio de Lopes. O Avante conseguiu eleger dois vereadores e a vice-prefeita Camill Nascimento. A número 2 no comando da Capital deixou o partido em novembro de 2025, dizendo que uma nova filiação não é prioridade neste momento.
“O partido sempre foi conduzido aqui com o Sérgio Harfouch, que disputou pelo partido. Aí eles entregaram a municipal para a gente, porque a gente ficou com a Adriane. A gente montou a chapa, então a gente tem um compromisso feito na campanha, quando eles vieram com a Adriane, foi um partido além do PP que ficou com a Adriane. A gente fez um compromisso de montar uma chapa lá, com a Avante”, relembrou Lídio. Fonte: Midiamax

