13 de abril de 2026

Com presidente do Paraguai e Longen, Paulo Corrêa defende competitividade das indústrias de MS

O deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, se reuniu nesta sexta-feira (13), em Assunción, com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, para defender os interesses das indústrias brasileiras, em especial as sul-mato-grossenses, que mantêm relações comerciais com o país vizinho.

O encontro ocorreu durante agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contou também com a participação do presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen.

Paulo Corrêa e o presidente Santiago Peña, juntos em Assunción, nesta sexta-feira (13)

Durante a reunião, foram discutidos temas ligados à competitividade do setor produtivo, como infraestrutura, logística, transporte de cargas e registro de marcas, além de medidas que possam facilitar a importação e exportação de produtos brasileiros via Paraguai.

Segundo Paulo Corrêa, o objetivo é fortalecer o ambiente de negócios e reduzir entraves que ainda impactam o setor industrial. “Viemos conversar com o presidente do Paraguai para defender os interesses das indústrias brasileiras, especialmente de Mato Grosso do Sul. Discutimos questões importantes relacionadas à logística, ao transporte e também ao registro de marcas, para destravar gargalos e ampliar as oportunidades de comércio entre os dois países”, destacou o deputado.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, também ressaltou a importância do diálogo direto com o governo paraguaio para avançar nas pautas de interesse do setor produtivo. “Estamos tratando de questões importantes para fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Paraguai. A ampliação das condições logísticas, o registro de marcas de produtos brasileiros e a melhoria de processos burocráticos são medidas que podem impulsionar novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios para as empresas”, destacou.

Outro tema importante tratado na reunião foi a retomada do projeto de construção de uma ponte sobre o Rio Apa, que ligará o departamento de Concepción, no Paraguai, a Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul. A estrutura funcionará como uma alternativa de acesso à Rota Bioceânica, ampliando a integração logística e comercial entre Brasil e Paraguai.

“O presidente Santiago Peña demonstrou interesse em retomar esse projeto, que é estratégico para fortalecer o comércio e a integração entre nossos países. Essa ligação vai ajudar a impulsionar o desenvolvimento da região e consolidar Porto Murtinho como um importante hub logístico para o Brasil”, afirmou Paulo Corrêa.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o diretor de relações internacionais, Aurélio Rolim Rocha, também participam do encontro com Peña

Durante o encontro, Peña também manifestou interesse em estreitar ainda mais os laços com Mato Grosso do Sul e afirmou que pretende visitar Campo Grande em breve, atendendo convite feito por Paulo Corrêa para conhecer a Colônia Paraguaia.

“Fiquei muito tocado pela receptividade do presidente Santiago Peña. O Paraguai é um parceiro estratégico para Mato Grosso do Sul e temos muito a avançar juntos em comércio, logística, integração entre nossos povos e desenvolvimento regional”, finalizou o deputado.

Também participaram da reunião os diretores da Fiems Aurélio Rolim Rocha (relações internacionais) e Robson Del Casale (sustentabilidade), além da empresária Simone Oliveira, diretora-executiva da Nilcatex Têxtil.

Populares da Semana

Em solenidade na Câmara Municipal, nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Iguatemi toma posse

Escolhidos por aclamação, os membros do Conselho Comunitário de...

Neurologista atenderá a população de Iguatemi no dia 15 de julho

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria de...

Grupo de Cezário tinha “cashback” e recebia 20% de patrocínio de clubes, diz réu

Em interrogatório, ainda na fase investigatória, ex-dirigente contou como...

Denúncia contra juiz e oito advogados mostra venda de decisão por R$ 100 mil

Denúncia contra o juiz afastado Aldo Ferreira da Silva...

Governo de Mundo Novo recebe equipe da Itaipu para fortalecer o turismo local

Nesta segunda-feira, 13 de abril, o Governo de Mundo...

Eldorado garante novo ônibus escolar para fortalecer o transporte na zona rural

Eldorado garante novo ônibus escolar para fortalecer o transporte...

Prefeito Dr. Lídio participa de entrega de um veículo 0KM para a Apae de Iguatemi

O prefeito de Iguatemi Lídio Ledesma, juntamente com Secretários...

A evolução das intenções de voto para presidente em MS na 3ª pesquisa registrada

Pesquisa registrada sob os números MS-09026/2026 e BR-04089/2026, o...

Secretaria de Obras recebe caminhonete 0KM para atender demandas do setor em Iguatemi

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura recebeu um...

Geraldo Resende garante R$ 1 milhão para reforma de ginásio em Amambai

Recurso já pago vai modernizar espaços esportivos e ampliar...

Artigos Relacionados

Categorias Populares