21 de janeiro de 2026

Riedel avalia 2025 com 88% das metas cumpridas e traça foco para 2026

O governador Eduardo Riedel reuniu todo o primeiro escalão do Governo de Mato Grosso do Sul para fazer um balanço de 2025 e alinhar metas para 2026.

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (17/12), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, com a presença de secretários, adjuntos e presidentes de autarquias e fundações.

“Ano que vem será desafiador e nosso foco será no trabalho para levar resultados às pessoas”(Riedel).

Gestão foca em resultados e qualidade de vida

Na avaliação apresentada, o governo classificou 2025 como um ano de avanços em diversas áreas, com foco em melhorar a vida do cidadão e “não deixar ninguém para trás”.

Entre os destaques, estão a ampliação da educação profissional nas escolas estaduais, a entrega de novos equipamentos de saúde — como o Hospital Regional de Dourados, que será inaugurado no sábado (20/12) e a redução dos índices de criminalidade.

Na infraestrutura, o Estado ampliou a malha rodoviária, priorizando o escoamento da produção e a segurança nas estradas, e pactuou obras urbanas nas 79 cidades por meio do programa MS Ativo, que deve atingir R$ 1,9 bilhão em investimentos.

Na área social, houve redução da pobreza extrema com busca ativa de famílias e manutenção de programas de transferência de renda. A cobertura de esgoto chegou a 74%, com meta de universalização até 2028, alcançando 90%.

Educação, saúde, segurança e cultura em evidência

Na educação, cerca de 45% dos alunos do ensino médio da rede estadual já têm acesso ao ensino profissionalizante. Todas as escolas contam com equipamentos de robótica e 70% das unidades foram reformadas. Na saúde, além da PPP do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, o governo destaca a maior cobertura vacinal do país.

A segurança pública registrou queda nos índices de homicídios, roubos e furtos. A rede de proteção às mulheres foi reforçada com ampliação das Salas Lilás (hoje em 57 cidades) e do programa Promuse, presente em 39 municípios.

A atuação integrada também inclui ações de cidadania, como o programa MS em Ação, e preservação ambiental, com 11 bases do Corpo de Bombeiros no Pantanal.

Na cultura, os festivais de Bonito e América do Sul foram repaginados com foco em sustentabilidade e inclusão. O “MS ao Vivo” reuniu mais de 200 mil pessoas na Capital, e a primeira edição da Bienal do Livro atraiu 45 mil visitantes, com 100 mil exemplares vendidos.

“ O time fez um excelente trabalho. A maioria das ações foi cumprida. Nosso objetivo é atender cada vez mais a população. Estamos terminando bem o ano do ponto de vista financeiro, gestão pública e entregas à população. Foco é manter as entregas e resultados em 2026”(Rodrigo Pérez).

Metas cumpridas e plano de governo adiantado

De acordo com o balanço apresentado pela Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, o contrato de gestão registrou 299 projetos e 539 entregas em 2025, com 88% das metas cumpridas. Em relação ao plano de governo elaborado em 2022, aproximadamente 97% das ações previstas desde 2023 já foram concluídas.

“Nossa marca é a capacidade de fazer gestão em todas as áreas, para que possamos entregar resultados positivos diretamente às pessoas, melhorar a vida delas. Temos esta responsabilidade com a sociedade, sem deixar ninguém para trás. Sabemos do esforço, dedicação e comprometimento de toda equipe”, afirmou o governador Eduardo Riedel, ao lembrar que o ano foi desafiador, mas marcado por união e foco em resultados.

O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) ressaltou a integração da equipe. “Muito bom celebrar os bons indicadores de cada área. Mesmo em momentos de dificuldade este cenário nos dá tranquilidade neste final de 2025. Já antevendo que ano que vem teremos mais responsabilidade, pois será o ano que vamos fechar nosso mandato, com um time competente”, disse.

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Pérez, avaliou que o Estado encerra o ano em boa situação. “Finalizando o ciclo de gestão em 2025 com avanços no contrato de gestão. O time fez um excelente trabalho. A maioria das ações foi cumprida. Nosso objetivo é atender cada vez mais a população. Estamos terminando bem o ano do ponto de vista financeiro, gestão pública e entregas à população. Foco é manter as entregas e resultados em 2026”, destacou.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo de MS

Fotos: Saul Schramm/Secom

Fonte: Folha CG

Populares da Semana

Meio Ambiente lança campanha para escolha de mascote e frase da Coleta Seletiva de Mundo Novo

Na manhã desta quarta-feira (07), na Secretaria Municipal de...

Joias apreendidas em MS são símbolos de “guerra santa” de traficante pastor

Joias apreendidas em Campo Grande revelam referências bíblicas e...

Prefeito de Tacuru presta esclarecimento sobre vídeo que circula em Redes Sociais

Devido ao vídeo de grande repercussão referente ao Prefeito...

Campanha em Mato Grosso do Sul foi bancada por R$ 110 milhões do Fundão

O repasse do Fundo Especial, também conhecido como Fundão...

Homem morre em confronto com a polícia após perseguição e apreensão de quase 2t de drogas

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira)...

Canetas emagrecedoras entram na mira do combate aos crimes transfronteiriços em MS

Com o aumento expressivo do transporte irregular de medicamentos...

ACIAG recepciona novos membros de núcleos setoriais

A Associação Comercial realizou um evento de boas-vindas para...

Japorã constrói Estação de Transbordo para embarque do lixo doméstico

-Investimento é resultado de parceria entre Itaipu Binacional, Conisul...

Artigos Relacionados

Categorias Populares