7 de maio de 2026

Município de Guaíra realizou o 1º Festival Saber em Tempo Integral

O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Educação da Secretaria Municipal de Educação (SMED), realizou no dia 7 de dezembro de 2025 o 1º Festival Saber em Tempo Integral, iniciativa que destacou o trabalho desenvolvido no programa de Ensino Integral e reuniu alunos, professores, famílias e autoridades para celebrar a arte e o desenvolvimento integral das crianças.
O festival apresentou oficinas e mostras artísticas realizadas ao longo do ano nas escolas municipais que adotam o Ensino Integral. As atividades incluíram apresentações de circo, violão, capoeira, flauta e coral, além de uma apresentação especial da fanfarra regida pelo professor Marcos.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Gilead Oste, do vice-prefeito Luiz Ferroquina, da secretária municipal de Educação Marleide Belegante e da diretora municipal de Educação Cássia Cassiane Menezes. As autoridades enfatizaram o impacto positivo do Ensino Integral na aprendizagem, na convivência e na formação cidadã, e reforça que Guaíra mantém investimentos constantes para ampliar oportunidades no contraturno escolar.
Desde 2023, Guaíra oferta o Ensino Integral a 311 alunos de oito escolas municipais. O modelo prioriza o desenvolvimento pleno das crianças, que estimula talentos, fortalece habilidades socioemocionais, e amplia a criatividade e reduz os riscos de evasão escolar e exposição excessiva às telas.
O 1º Festival Saber em Tempo Integral confirmou o sucesso da iniciativa ao reunir grande público e demonstrar a qualidade das atividades realizadas no contraturno. Professores, equipes gestoras, oficineiros e demais colaboradores foram reconhecidos pelo comprometimento que garantiu o êxito do evento.
O Município de Guaíra mantém o compromisso de promover o desenvolvimento integral das crianças por meio de um programa consolidado de Ensino Integral, que oferece atividades diversificadas no contraturno escolar.
Atividades do Ensino Integral
O programa inclui oficinas de:
Artesanato
Capoeira
Fanfarra
Flauta
Circo
Violão
Viola
Informática
Aprofundamento de aprendizagem
Coral
As oficinas fortalecem a autonomia, incentivam a imaginação e estimulam talentos individuais e coletivos.
Escolas atendidas
O Ensino Integral está presente nas seguintes unidades:
Escola Municipal Áurea Del Cortez Benck
Escola Municipal Ana Maria da Silva Roggia
Escola Municipal Almirante Tamandaré
Escola Municipal Irmã Maria Leônia
Escola Municipal Mário Calmon Epingard
Escola Municipal Tancredo Neves
Escola Municipal Arthur da Costa e Silva
Escola Municipal João Ambrósio
Escola Municipal Amália Flores
Impactos positivos do Ensino Integral
O programa contribui diretamente para:
Ampliação da criatividade e imaginação
Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais
Melhoria do desempenho acadêmico
Prevenção da evasão escolar
Redução do tempo excessivo em frente às telas
Estímulo à cooperação, ética e cidadania
Formação de crianças mais autônomas e preparadas para novos desafios
Ao fortalecer o Ensino Integral, Guaíra investe no desenvolvimento humano e no futuro da comunidade escolar. A iniciativa demonstra a visão do município em construir uma educação mais completa, inclusiva e transformadora.
DICSI Fotos: Lindomar Vantelino e Antonieli Souza / Texto: Antonieli Souza / Revisão: Cintia Marques
default

Populares da Semana

Prefeito Léo e vereadores, Simoni e Ivan recebem pá carregadeira na Capital

Em ato na Capital nesta sexta-feira, o prefeito de...

Cidadão no centro: Detran de Mato Grosso do Sul impulsiona modernização tecnológica

Gestores de tecnologia, gerentes regionais e diretores do Departamento...

Arquiteto responsável pelo Plano Diretor da Capital na década de 90, Jaime Lerner morre aos 83 anos

Arquiteto responsável pela elaboração do Plano de Complementação Urbana...

Geraldo Resende propõe adesivo oficial para veículos com passageiros autistas

Por meio de projeto de lei apresentado na Câmara,...

Droga avaliada em mais de R$ 13 milhões é encontrada em caminhão tombado na MS-040

Motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas Cerca...

MUNDO NOVO:  Lídio Lopes e vereador Jader entregam 3 motos para Saúde

Em Mundo Novo a parceria entre o vereador Jader...

Tempo começa a mudar hoje e mínima pode chegar aos 5°C nos próximos dias

Cavado pré-frontal e formação de um “ciclone bomba” devem...

Após morte de paciente, outros 13 passam mal em clínica de hemodiálise em Campo Grande 

Pacientes denunciam que filtros seriam reutilizados no processo Novos pacientes...

Secretaria de Saúde amplia estratégia de vacinação contra chikungunya em Mato Grosso do Sul

Amambai, Batayporã, Douradina e Sete Quedas passam a integrar...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

Artigos Relacionados

Categorias Populares