28 de setembro de 2026

MS segue sem casos confirmados de sarampo em 2025 e nota técnica mantém vigilância e bloqueio vacinal

Documento da SES orienta intensificação de ações em municípios fronteiriços e reforça a importância da vacinação

Mato Grosso do Sul permanece sem casos confirmados de sarampo em 2025, segundo a Nota Técnica nº 6/2025 da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Até o momento, o Estado registrou 84 notificações da doença, sendo 48 descartadas e 36 ainda em investigação. Nenhum caso foi confirmado.

O documento orienta os municípios a manterem a vigilância ativa, o bloqueio vacinal seletivo e a coleta laboratorial em todos os casos suspeitos, especialmente em áreas de fronteira. A medida busca conter riscos de reintrodução do vírus, já que o Brasil confirmou 27 casos neste ano e países vizinhos, como Bolívia e Paraguai, emitiram alertas sobre aumento de ocorrências.

Como parte das estratégias de prevenção e capacitação promovidas pela SES, foi realizada em 26 de setembro a Web Reunião sobre Sarampo, com foco na Nota Técnica nº 6/2025. O encontro virtual reuniu coordenadores municipais de imunização e vigilância epidemiológica para reforçar as diretrizes já estabelecidas, como a vigilância ativa, o bloqueio vacinal seletivo e a coleta laboratorial em casos suspeitos.

A reunião também serviu como espaço de alinhamento entre os municípios, especialmente os localizados em áreas de fronteira, fortalecendo as ações que vêm mantendo Mato Grosso do Sul sem casos confirmados da doença em 2025.

“O sarampo apresenta elevada transmissibilidade, por isso a prevenção exige vigilância ativa, investigação imediata e bloqueio vacinal seletivo. A cobertura da tríplice viral é determinante para manter o Estado sem registros da doença”, afirma Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES.

Histórico de ações em MS

O Estado tem adotado medidas preventivas desde 2024. Entre elas, a campanha “MS Vacina Mais: Sarampo”, realizada em agosto, que incluiu um Dia D de mobilização, oferta da dose zero para bebês de 6 a 11 meses e atualização da carteira vacinal de pessoas de 12 meses a 59 anos com esquema incompleto.

Além disso, a SES promoveu o seminário “Imersão em Sarampo” em municípios como Dourados e Ponta Porã, capacitando profissionais de saúde para diagnóstico precoce, vigilância epidemiológica e estratégias de imunização, reforçando a barreira contra a doença no Estado.

André Lima, Comunicação SES
Foto: Arquivo SES

Populares da Semana

Tacuru protege garis com entrega de uniformes e equipamentos

A prefeitura de Tacuru, através da Secretaria Municipal de...

Vereadora Miriam participou do evento “Por Elas, Proteção de Todos os Lados”

A vereadora iguatemiense, Miriam Krenczynski, participou  do evento “Por...

“Juntos Salvamos Vidas” é tema da campanha Maio Amarelo em Amambai

Acidentes de trânsito continuam sendo causa de mortes em...

Mato Grosso do Sul tem 8 pontes federais em condição ruim

Mapa do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes)...

Do drone ao “carrapato”: arsenal policial rastreava cargas para o tráfico

Uma carga de cocaína em atraso levou policiais envolvidos...

Sete Quedas reúne 6 cidades em Jogos da Melhor Idade

O município de Sete Quedas sediou a segunda edição...

TSE suspende propaganda de Lula que associa Flávio Bolsonaro a rachadinha e Master

O ministro Nunes Marques, presidente do Tribunal Superior Eleitoral...

Luto por suicídio exige apoio e diálogo constantes para superar a dor, diz especialista de MS

O Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção...

Mulher é presa após esfaquear marido no Jardim Los Angeles

Um homem, de 36 anos, foi esfaqueado pela esposa,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares