6 de março de 2026

Guaíra avança na regularização fundiária e entrega novos registros de imóveis

O Município de Guaíra deu mais um passo importante na consolidação da sua política habitacional com a entrega de 10 novos registros de imóveis em matrícula. A cerimônia ocorreu ontem no Paço Municipal e marcou a continuidade do processo de regularização fundiária que tem transformado a vida de famílias guairenses.
A ação garante segurança jurídica e estabilidade aos moradores, que agora têm a certeza de que o imóvel onde vivem é de fato seu bem de direito, transmissível às próximas gerações. Para o município, a medida representa organização do território, fortalecimento da política habitacional e valorização urbana.
Somados aos 10 registros já entregues em julho deste ano, Guaíra contabiliza agora 20 famílias beneficiadas no bairro Vila Eletrosul. A próxima etapa prevê mais 15 registros, que totalizará 35 famílias contempladas somente nessa comunidade, nesta fase.
O trabalho é conduzido pela Diretoria de Habitação da Secretaria de Planejamento, a partir das diretrizes estabelecidas pela Lei Federal nº 13.465/2017 (REURB), que possibilitou ao município registrar diretamente imóveis que já possuíam escritura. Dessa forma, moradores que antes tinham apenas a escritura pública passam a contar também com a matrícula definitiva em cartório.
Atualmente, a Diretoria de Habitação desenvolve três frentes: registro em matrícula das doações já efetuadas destinadas a habitações somente do Bairro Vila Ekletrosul, novas doações e registros também no bairro Vila Eletrosul, além das regularizações pelo Programa Moradia Legal, em parceria com a empresa Tributech, que abrange outras áreas da cidade.
Cada entrega simboliza mais do que um documento. Representa dignidade, tranquilidade e a consolidação de um direito que fortalece famílias inteiras. O avanço conquistado reforça o compromisso da administração municipal em promover inclusão social e garantir que o acesso à moradia se traduza em segurança e qualidade de vida.
DICSI Fotos: Gabriel Gurjão / Texto e Revisão: Cintia Marques

Populares da Semana

Proibição de celulares nas escolas fica para o 2º semestre de 2025

Projeto de lei que tramita na Alems foi aprovado...

Com 1,1 mil infectados e 20 mortes em 24h, MS soma 183,1 mil casos de coronavírus

Mato Grosso do Sul já soma 183.105 casos confirmados de...

Após ser confundido com ladrão, capataz é ferido pelo pai do dono de fazenda na fronteira com MS

Capataz de uma fazenda foi ferido a tiros pelo pai do...

Por ciúmes, mulher é espancada e mantida em cárcere pelo marido

Uma mulher de 28 anos foi espancada e mantida...

Prefeitura de Mundo Novo alerta sobre atualização do Cadastro Único

#mundonovo A Prefeitura de Mundo Novo informa à população sobre...

Prefeita Rosaria Lucca Andrade participa de reunião do PAIF no CRAS São Jorge em celebração ao Mês da Mulher

#mundonovo A prefeita Rosaria Lucca Andrade participou, nesta quinta-feira, dia...

Desconhecido invade casa e tenta estuprar mulher enquanto ela dormia

A ação criminosa foi interrompida quando os filhos da...

Investigação no DF aponta que golpe do falso advogado partiu de presídio de MS

Grupo criminoso enganava idosos com processos forjados A Polícia Civil...

Sistema sem parada nas fronteiras reduz custos em 30% na Rota Bioceânica

Corredor será rota para produtos como carne processada, soja...

PL nacional bate o martelo: Azambuja articula e Riedel será o candidato

Reunião com Flávio reforça acordo político e estabelece pesquisas...

Artigos Relacionados

Categorias Populares