17 de setembro de 2026

Cineasta e um dos maiores arquitetos do mundo estão entre as vítimas de acidente

Reconhecido mundialmente como criador do conceito de “cidades-esponja”, o arquiteto chinês Kongjian Yu está entre as vítimas da queda de um avião na região da Fazenda Barra Mansa, em Aquidauana, no Pantanal sul-mato-grossense, a 141 quilômetros de Campo Grande. Ele estava no Brasil para gravações de um documentário sobre soluções urbanísticas para convivência sustentável com a água.

Doutor pela Universidade de Harvard, Yu era professor da Universidade de Pequim e diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape. Atuava também como consultor do governo chinês e já havia projetado obras em mais de 70 cidades ao redor do mundo, muitas delas premiadas.

“Gente boa e experiente”: piloto morto em acidente levava o Pantanal até no nome
Corpos carbonizados em queda de avião devem ser identificados por DNA
Sua proposta, batizada de “cidades-esponja”, defende conviver com a água em vez de combatê-la, criando parques e áreas verdes capazes de absorver o excesso de chuvas, reduzir enchentes, recarregar aquíferos e melhorar a convivência entre ambiente urbano e recursos hídricos.

Kongjian argumentava que o avanço da urbanização e os efeitos das mudanças climáticas, como elevação do nível do mar, inundações e secas, aumentam os riscos para populações urbanas. Antes de seguir para o Pantanal no último fim de semana, o arquiteto participou da Bienal do Livro em São Paulo e da conferência internacional do CAU 2025, em Brasília.

O arquiteto estava acompanhado do cineasta brasileiro Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, diretor do documentário indicado ao Emmy Internacional Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, que revisita o acidente aéreo que matou quase todo o time da Chapecoense em 2016.

Com trajetória iniciada em 2007 na produtora Olé Produções, Luiz Fernando também dirigiu To Wino or To Win, sobre o Al Nassr Futebol Clube, da Arábia Saudita; um documentário sobre o arquiteto Álvaro Siza, exibido em festivais internacionais; e a série dedicada a artistas contemporâneos Algo no Espaço.

Outra vítima foi o documentarista Rubens Crispim Jr., fundador da produtora Poseídos, com quase 20 anos de atuação no mercado audiovisual. Ele trabalhou dirigindo e fotografando documentários, séries e filmes de arte, em produções exibidas em canais e plataformas como Discovery Channel, National Geographic, Arte 1, TV Globo, TV Cultura e Cultura em Casa.

O tabalho mais recente foi a direção do longa “O Bixiga é Nosso!”, que foi o vencedor de Melhor Filme pelo Público na Mostra Competitiva Territórios e Memórias, dentro na Mostra Ecofalante 2024.

O quarto ocupante era o proprietário e piloto da aeronave, Marcelo Pereira Barros. Ele também morreu na tragédia.

Aeronave de pequeno porte destruída no local do acidente (Foto: Divulgação)
O acidente

A queda ocorreu no final da tarde de terça-feira (23). A aeronave, um Cessna Aircraft 175, prefixo PT-BAN, fabricada em 1958, caiu em uma das locações utilizadas para as gravações da novela Pantanal. Segundo informações preliminares, há suspeitas de que o piloto tenha tentado uma arremetida, procedimento em que o pouso é interrompido para que a aeronave suba novamente, mas pouco depois, o avião perdeu altitude e explodiu ao atingir o solo.

De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o arquiteto e os dois diretores viajaram para o Pantanal no sábado (20) e retornariam a Campo Grande na terça-feira, dia do acidente.

Equipes do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) atuam no local, que é de difícil acesso. Em consulta à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), consta que a aeronave tinha registro de operação negado para serviço de táxi aéreo…. veja mais em https://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/cineasta-e-um-dos-maiores-arquitetos-do-mundo-estao-entre-as-vitimas-de-acidente

Populares da Semana

Humberto e Paulo Ricardo fazem bandeiraço na Jk

Em Mundo Novo os candidatos a prefeito e vice...

Em visita a Amambai, Coronel David reafirma compromisso com a gestão de Dr. Bandeira

O deputado estadual Coronel David esteve em Amambai durante...

Suspeito de manter idosa de 87 anos e filho em cárcere durante roubo é preso em Campo Grande

Um homem de 48 anos, identificado após furtos e roubos...

Blocos de cimento fabricados em presídio vão garantir calçamento a bairros de Aquidauana

Para levar ocupação produtiva e remunerada aos reeducandos de...

MEC divulga datas de inscrição para o Prouni, o Fies e o Sisu 2023

O MEC (Ministério da Educação) divulgou, nesta segunda-feira, dia...

Irmão mata irmã comerciante e tira própria vida em MS

Caso aconteceu por volta das 14h20, dentro do comércio...

Riedel e Reinaldo Azambuja cumprem agendas no Cone Sul quinta e sexta

Nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de setembro,...

Jogos Escolares reúnem 600 atletas em Sete Quedas

Em Sete Quedas os Jogos Escolares, uma realização da...

JAPORÃ: Sala do Empreendedor fortalece o empreendedorismo e impulsiona o desenvolvimento local

Órgão atua em várias ações e vertentes apoiando, orientando...

No atual mandato, Paulo Corrêa destinou R$ 5,2 milhões para 10 cidades do Cone Sul

O deputado estadual Paulo Corrêa (PL), 1º secretário da...

Artigos Relacionados

Categorias Populares