10 de maio de 2026

Conselho Tutelar tem 10 dias para explicar falhas ao atender Emanuelly em Campo Grande

Conselho acompanhava família de Emanuelly desde 2020

 Sul tem um prazo de 10 dias para apresentar os atendimentos feitos à família da menina Emanuelly Victória de Souza Moura, morta aos 6 anos, em , após ser sequestrada e estuprada. Ela foi morta por Marcos Wilian Teixeira Timóteo, de 20 anos, que morreu em confronto com a polícia no dia 28 de agosto.

Segundo a promotora de Justiça Fabrícia Barbosa Lima, o procedimento foi instaurado para investigar se houve falhas ou omissões da rede de proteção que pudessem ter contribuído para a morte da menina.

“Caso comprovadas irregularidades, os conselheiros podem ser advertidos, suspensos ou até afastados da função”, disse a promotora. O procedimento tramita em caráter sigiloso e encontra-se em fase de investigação. A família de Emanuelly era acompanhada pelo Conselho desde 2020, após alerta de maus-tratos.

Conforme informações, o procedimento é para verificar se houve omissão no cumprimento das atribuições legais do órgão, como também averiguar se essa omissão teria relação com o desfecho da morte da criança.

Acompanhamento da família

De acordo com as informações, o último atendimento do Conselho à família foi em maio, quando uma das agressões resultou em um braço quebrado da menina. Conforme informações, a menina não era alimentada adequadamente.

Devido às agressões sofridas, Emanuelly também deixava de frequentar a escola. Quando recebeu atendimento no órgão, o padrasto afirmou que as denúncias eram por desentendimentos familiares e que a renda da família é limitada ao Bolsa Família.

Na época, foi relatado que, mesmo com dificuldades, o básico para as crianças estava sendo garantido. Equipes do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Guanandi acompanhavam a família, mas, na época do atendimento, não foram identificados indícios de violação de direitos das crianças nem de violência sexual, apenas situação de vulnerabilidade social.

Assassinato

Emanuelly foi encontrada morta numa banheira, embaixo de uma cama, dentro da residência de Marcos Willian, localizada na Rua Joaquim Manoel de Carvalho, na Vila Carvalho, em Campo Grande.

Quando os policiais chegaram à casa do suspeito, encontraram a residência vazia. O chão da cozinha estava sujo de barro e com marcas de chinelo. Com isso, eles entraram na casa e fizeram uma varredura.

Em um dos cômodos, os policiais ergueram uma cama e, embaixo, estava uma banheira de bebê contendo, em seu interior, um volume grande enrolado em uma coberta marrom, presa com fita adesiva. Ao abrirem parcialmente a coberta, Emanuelly foi encontrada morta.

Alta periculosidade

Aos 14 anos, Marcos Willian estuprou um bebê de 1 ano e 5 meses, abandonando a criança em meio a um matagal. O bebê sobreviveu. Anos depois, Marcos estuprou de forma contínua a enteada. Ele ainda era adolescente quando cometeu este outro estupro.

Mas por que Marcos Willian estava solto? Perante a lei, ele cometeu, ainda quando adolescente, um ato infracional, uma infração análoga a crime, que está prevista no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Neste caso, o adolescente é considerado inimputável penalmente, o que significa que ele não é criminalmente responsável como um adulto.

Marcos Willian passou por duas vezes pelo sistema da Unei (Unidade Educacional de ), com medidas socioeducativas aplicadas para ele.

Quando adulto, ele teve passagem por violência doméstica. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Surpresa nas urnas, ex-policial promete ser “pedra no sapato” do poder

Surpresa nas urnas, Tiago Henrique Vargas foi de policial...

Governo do Estado destina 3,8 milhões para Campanha de Incentivo à Vacinação em MS

O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria...

De bicicleta, criança de 7 anos é atingida por ônibus em Caarapó

Um menino de 7 anos ficou ferido ao ser...

Creche de Tacuru Vai Atender Crianças Durante as Férias de Julho

O Centro de Educação Infantil Sorriso da Criança, por...

Com 160 confirmações, MS não tem casos ativos de ‘varíola dos macacos’

O Boletim da Mokeypox, popularmente conhecida como 'varíola dos...

Deputado Lidio prestigia Festa das Nações

O deputado estadual Lidio Lopes cumpriu agendas em Mundo...

Nelsinho libera R$ 16 milhões para Saúde de vários municípios

O senador Nelsinho Trad informou a liberação de mais...

Polícia Penal utiliza drones para ampliar a vigilância na Penitenciária de Dourados

A PED (Penitenciária Estadual de Dourados), maior unidade prisional do...

MUNDO NOVO: multidão e autoridades na abertura da Festa das Nações

MUNDO NOVO: multidão e autoridades na abertura da Festa...

Motiva exige reajuste de 41,3% no pedágio da BR-163 em MS

A Motiva Pantanal solicitou à Agência Nacional de Transportes...

MS mantém 6º melhor desempenho econômico do País, aponta relatório

Mato Grosso do Sul se manteve pelo segundo ano...

Artigos Relacionados

Categorias Populares