23 de agosto de 2026

Prefeitura de Mundo Novo lança plataforma digital do Plano Diretor Participativo

Com o objetivo de ampliar a transparência e incentivar a participação popular nas decisões sobre o futuro da cidade, a Prefeitura de Mundo Novo/MS lançou no dia 23 de junho uma plataforma digital interativa para acompanhamento do Plano Diretor Participativo. A iniciativa, liderada pela procuradora jurídica Talita Estriotto Mourão da Silva, disponibiliza ao cidadão todas as informações e etapas do processo de forma acessível e dinâmica.
A página, hospedada no portal oficial do município, oferece funcionalidades como calendário atualizado das ações, datas de audiências públicas, oficinas participativas, acesso a documentos públicos, formulários de participação e lembretes automáticos. Segundo a procuradora Talita, a ferramenta rompe barreiras geográficas e tecnológicas, permitindo que moradores da área urbana e rural participem de maneira igualitária, inclusive por dispositivos móveis.
O lançamento da plataforma ocorre na fase preparatória do plano, que já conta com a designação da equipe técnica e revisão da legislação municipal. Nas próximas semanas, será iniciado o cronograma das ações participativas em todos os distritos. “Estamos construindo um plano que não será apenas técnico, mas sim uma expressão da vontade coletiva sobre o futuro de Mundo Novo”, destacou a procuradora.
O Plano Diretor é o principal instrumento legal de planejamento urbano, responsável por definir diretrizes para o uso do solo, crescimento ordenado, preservação ambiental, infraestrutura e patrimônio cultural. O processo em Mundo Novo terá duração de nove meses e resultará em uma nova lei municipal que orientará o desenvolvimento da cidade pelos próximos dez anos. Para participar, basta acessar:
Texto e foto: Gilmar Prado/Ascom

Populares da Semana

Eldorado está entre os 15 melhores destinos turísticos do Estado

No cenário turístico de Mato Grosso do Sul, o...

Apoio aos pequenos produtores: Prefeitura de Itaquiraí auxilia na produção de silagem

A Prefeitura de Itaquiraí, por meio da Secretaria Municipal...

Prefeitura de Tacuru e Governo do MS assinam Convênio de R$ 483 mil para investimentos no laticínio

O prefeito de Tacuru, Carlos Alberto Pelegrini-Carlinhos (MDB), assinou...

Família procura por adolescente de 16 anos desaparecida há uma semana em Campo Grande

A adolescente Verônica Nunes da Silva desapareceu de casa...

COMPROMISSO: Reinaldo defende investir mais nos municípios

Candidato a senador, Reinaldo Azambuja (PL 222) voltou a...

REELEIÇÃO: Lidio Lopes, o candidato oficial da Assembleia de Deus

Mensagem do presidente de honra da CGADB reforça a...

Etanol é mais vantajoso do que a gasolina em cinco cidades de MS, aponta ANP

Na hora de escolher entre gasolina e etanol, motoristas...

Mulher morre e homem fica ferido após colisão entre moto e caminhão

Uma mulher de 53 anos, identificada como Sueli da...

Padrasto é preso suspeito de estuprar enteada de 12 anos

Homem de 63 anos foi preso na tarde de...

Inaugurada em Japorã Padaria Casa & Pão

Em Japorã, na Avenida Deputado Fernando Saldanha, foi inaugurado...

Artigos Relacionados

Categorias Populares