26 de setembro de 2026

Aena anuncia R$ 600 milhões para três aeroportos de MS

Pouco mais de um mês depois do início das obras para instalação de três fingers no aeroporto de Campo Grande, o comando da espanhola Aena anunciuou nesta terça-feira (17) que está investindo em torno de R$ 600 milhões na reforma dos aeroportos da Capital, de Ponta Porã e Corumbá.

O anúncio foi feito durante cerimônia para marcar o início das obras de ampliação e modernização dos três aeroportos e para inaugurar uma sala multissensorial no aeroporto de Campo Grande, que esta sob a administração da estatal europeia desde outubro 2023.

Na pista de Campo Grande, as obras são uma exigência do contrato concessão e deverão ser concluídas até junho de 2026, conforme determina co contrato. O consórcio responsável pela execução dos trabalhos é formado pela Construcap e Copasa, duas das maiores construtoras do Brasil.

A capacidade do aeroporto de Campo Grande passará de 1,5 milhão de passageiros por ano para  para 2,6 milhões de passageiros por ano (85% maior que a atual).

Previsão é de que três pontes de embarque sejam instaladas até junho do próximo ano no aeroporto de Campo Grande
Com os projetos da operadora, o aeroporto de Campo Grande ganhará um segundo andar no terminal de passageiros e três pontes de embarque e desembarque. Em Ponta Porã está prevista a ampliação que vai triplicar o tamanho total do terminal de passageiros e a reforma em Corumbá vai dobrar a superfície da área pública.

Acolhimento
Além do anúncio de investimentos, a Aena inaugurou a Sala Multissensorial no terminal de Campo Grande, uma iniciativa do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Ministério de Portos e Aeroportos.

Pessoas neurodivergentes costumam apresentar algum tipo de hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Para elas, situações que parecem rotineiras à maioria dos passageiros – avisos sonoros e luminosos, movimentação intensa de pessoas, barulho das malas de rodinha – são fontes de estresse intenso e podem desencadear crises.

A sala multissensorial oferece ao passageiro um ambiente de descompressão, equipado com simulador de aeronaves e outros elementos capazes de regular o estresse desses passageiros.

A solenidade para marcar o início das obras de ampliação desta terça-feira conta com a presença do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da ministra do Planejamento, Simone Tebet; do governador Eduardo Riedel e de uma série de outros representantes da classe política.

Do evento participaram também os prefeitos de Corumbá e Ponta Porã. A prefeita de Campo Grande, porém, alegou problema de saúde na família e foi representada pela vice, Camila Nascimento.

MELHORIAS
Aeroporto Internacional de Campo Grande

-Ampliação do terminal de passageiros de 10.000 m² para 12.000 m²
-Construção de novo pavimento no terminal
-Instalação de três pontes de embarque
-Nova área para o parque de abastecimento de aeronaves (mobilização após a fase 1B)
-Pátio com 11 posições para estacionamento de aeronaves comerciais
-Aumento da capacidade para 2,6 milhões de passageiros por ano (85% maior)
-Check-in com 20 posições
-Sala de embarque com 7 portões e 1.830 m²
-Infraestrutura para receber voos internacionais

Aeroporto Internacional de Ponta Porã

-Ampliação do terminal de passageiros de 800 m² para 2.600 m²
-Sala de embarque com 2 portões e 350 m²
-Check-in com 8 posições
-Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras
-Pátio com 3 posições para estacionamento de aeronaves
-Aumento da capacidade para 100 mil passageiros por ano (70% maior)
-Novo estacionamento de veículos

Aeroporto Internacional de Corumbá

-Ampliação do terminal de passageiros de 1.950 m² para 2.850 m²
-Sala de embarque com 2 portões e 350 m²
-Check-in com 6 posições
-Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras
-Pátio com 4 posições para estacionamento de aeronaves
-Aumento da capacidade para 100 mil passageiros por ano (100% maior)
-Instalação de PAPI na cabeceira 09
-Superfície da área pública será duplicada

Leia mais em: https://correiodoestado.com.br/cidades/aena-anuncia-r-500-milhoes-para-tres-aeroportos-de-ms/449941/

Populares da Semana

‘Patrão’ dos cigarreiros de MS, ex-PM deve ser transferido para presídio federal em Mossoró

Na última quarta-feira (25), quase um mês após a Justiça...

Prefeitura de Amambai – NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Amambai informa que na manhã...

ACIAG recepciona novos membros de núcleos setoriais

A Associação Comercial realizou um evento de boas-vindas para...

Bandidos levam aparelho auditivo de criança em invasão de casa

Bandidos levaram um aparelho auditivo feito sob medida para...

Pavimentação asfáltica da Avenida Manoel Mendes em Mundo Novo foi entregue

Local receberá plantio de grama nos canteiros, sinalização, calçadas...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares