7 de maio de 2026

Vai começar a 37ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná – fase regional em Guaíra

O Município de Guaíra se prepara para viver dias intensos de emoção, integração e espírito esportivo. A cidade será sede, neste mês de junho, da 37ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) – fase regional, uma das mais importantes e tradicionais competições escolares do estado. Promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte, o evento conta com a realização do Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Esportes e Lazer da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura.
Dividida em duas etapas, de 5 a 8 de junho e de 19 a 22 de junho , a competição promete movimentar intensamente a cidade. Mais de mil jovens atletas, com idades entre 14 e 17 anos, participarão desta fase regional, representando 27 municípios da região: Santa Helena, Maripá, Assis Chateaubriand, Missal, Formosa do Oeste, Itaipulândia, Jesuítas, Nova Aurora, São Pedro do Iguaçu, Brasilândia do Sul, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Tupãssi, Serranópolis do Iguaçu, além da própria Guaíra.
Os atletas são alunos tanto escolas públicas quanto particulares e disputarão, em Guaíra, as modalidades de voleibol, handebol futsal e basquete, nas categorias masculino e feminino. Os confrontos serão realizados em diferentes locais esportivos da cidade, com infraestrutura preparada para receber o público e as delegações: Ginásio Municipal Professor Robinson Reis, Ginásio de Esportes do Bairro Eletrosul, Ginásio do Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, Ginásio Municipal Josino Monteiro Gomes e Ginásio Municipal Maracaju dos Gaúchos. A programação será divulgada por dia, serão 105 jogos neste primeiro final de semana.
A estrutura organizacional da competição em Guaíra também foi cuidadosamente planejada. O Comitê Central do JOJUPS será montado no Centro Náutico Marinas, ponto estratégico para a coordenação das atividades. O refeitório oficial dos atletas funcionará na Associação de Moradores da Vila Rica, para garantir alimentação adequada aos participantes. Para acolher as delegações, foi mobilizado um esforço logístico conjunto, com alojamentos distribuídos em diversas unidades educacionais: os colégios Presidente Roosevelt, Mendes Gonçalves, Jaime Rodrigues, Jardim Zeballos, Amália Flores, João Ambrósio, Duque de Caxias, Tancredo Neves, Irmã Maria Leônia, Áurea Del Cortez Benck e Erik Andersen.
Os JOJUPS vão além da competição: são uma oportunidade real de transformação. Além de fomentar a prática esportiva e proporcionar momentos únicos de socialização entre jovens de diferentes realidades, os Jogos têm um histórico reconhecido na descoberta de talentos que mais tarde brilham em palcos nacionais e internacionais. A competição abrange uma ampla gama de modalidades, como xadrez, ginástica rítmica, atletismo, vôlei, basquete, handebol, futsal, entre outras.
Além do valor esportivo e educacional, os JOJUPS exercem um papel estratégico no desenvolvimento econômico das cidades-sede. A movimentação de atletas, equipes técnicas e visitantes impulsiona o comércio local, o setor de serviços, a rede hoteleira e o transporte, gera empregos temporários e aquece a economia.
Com estrutura, tradição e entusiasmo, Guaíra se consolida como referência regional na promoção do esporte, e comprova seu compromisso com a juventude e com o desenvolvimento comunitário.
06 de junho (sexta-feira)
Basquete: 3 jogos
Futsal (Eletrosul): 4 jogos
Futsal (Robinson Reis): 9 jogos
Handebol: 6 jogos
Voleibol (Franciscano): 7 jogos
Voleibol (Dr. Oliveira de Castro): 6 jogos
Total: 35 jogos
07 de junho (sábado)
Futsal (Eletrosul): 6 jogos
Futsal (Robinson Reis): 7 jogos
Basquete: 3 jogos
Handebol: 6 jogos
Voleibol (Franciscano): 8 jogos
Voleibol (Dr. Oliveira de Castro): 5 jogos
Total: 35 jogos
08 de junho (domingo)
Futsal (Eletrosul): 6 jogos
Futsal (Robinson Reis): 7 jogos
Basquete: 3 jogos
Handebol: 6 jogos
Voleibol (Franciscano): 6 jogos
Voleibol (Dr. Oliveira de Castro): 7 jogos
Total: 35 jogos

Populares da Semana

Em MS, Bolsonaro teve 52% e Lula 39% dos votos à Presidência da República

Em Mato Grosso do Sul o presidente Jair Bolsonaro (PL) seria reeleito no...

Lançando na quarta-feira, programa Voa Brasil beneficia 23 milhões de aposentados do INSS

O primeiro programa de inclusão social da aviação civil...

Sem sinais sobre pagamento, Gol fica mais próxima de situação de calote

A companhia aérea Gol ainda não informou como pretende...

Tempo começa a mudar hoje e mínima pode chegar aos 5°C nos próximos dias

Cavado pré-frontal e formação de um “ciclone bomba” devem...

Após morte de paciente, outros 13 passam mal em clínica de hemodiálise em Campo Grande 

Pacientes denunciam que filtros seriam reutilizados no processo Novos pacientes...

Secretaria de Saúde amplia estratégia de vacinação contra chikungunya em Mato Grosso do Sul

Amambai, Batayporã, Douradina e Sete Quedas passam a integrar...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Artigos Relacionados

Categorias Populares