9 de agosto de 2026

Após 20 anos: eleição da Fetems terá duas chapas e 23 mil aptos a votar

Votação está marcada para 2 de junho e movimenta uma das maiores entidades sindicais de Mato Grosso do Sul

No dia 2 de junho, pouco mais de 23 mil trabalhadores da educação em Mato Grosso do Sul, das redes estadual e municipais, poderão votar para escolher o novo presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). Neste ano, duas chapas disputam a preferência da categoria, algo que não ocorria há 20 anos.

As chapas, cuja homologação foi publicada nesta segunda-feira (12), são: “Fetems Forte e Unida, de Todas e Todos – Nossa Voz e Nossa Força”, que reúne cerca de 60% dos integrantes da atual gestão, e a “Alternativa”, formada por candidatos que não integram a atual diretoria.

Atualmente, a entidade é presidida por Jaime Teixeira, que está em seu segundo mandato e, conforme o estatuto, não pode se candidatar novamente ao cargo máximo. Ele concorre ao cargo de secretário de Finanças na Chapa 1, que tem como candidata à presidência a professora Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Morais, atual vice-presidente. Já a Chapa 2 é encabeçada por Joaquim Soares de Oliveira Neto, tendo como vice Elizangela Tiago da Maia.

A campanha eleitoral teve início após a homologação das chapas e segue ao longo do mês de maio. No entanto, o candidato Joaquim Neto, da Chapa 2, aponta supostas irregularidades por parte da chapa adversária e afirma ter solicitado a impugnação da Chapa 1, alegando descumprimento de requisitos previstos no edital.

Ele também informou que foi pedida a suspensão da eleição por 90 dias, para que as exigências do edital sejam cumpridas. Professor há mais de 30 anos, Joaquim Neto afirma que sempre esteve envolvido com o movimento sindical e decidiu se candidatar ao perceber insatisfação com a atual gestão.

Segundo ele, a atual diretoria se reveza há duas décadas no comando da federação, transformando a entidade em uma “extensão de partidos políticos”, já que o atual presidente foi candidato a vereador em Campo Grande. “Defendemos uma Fetems que retome o papel de instrumento legítimo de luta coletiva, livre das amarras partidárias”, afirmou.

Entre as principais propostas da chapa de oposição estão: isenção da alíquota previdenciária de 14% paga por aposentados, criação de um portal da transparência, atendimento jurídico aos associados e melhores condições salariais para professores convocados. Neto critica a atual gestão por, segundo ele, não se mobilizar efetivamente em defesa dessas pautas. Ele lembra que professores convocados recebem apenas 50% do salário pago a efetivos pelo Estado e tem a mesma carga horária.

O candidato acredita que cerca de 68% dos profissionais da educação estejam insatisfeitos com a diretoria atual. Segundo ele, na última eleição, realizada em 2021, aproximadamente 27 mil profissionais estavam aptos a votar, mas apenas 9 mil participaram, desses, 1.608 votos foram em branco. Neto também ressalta que houve desfiliações na federação, o que reduziu o número de votantes para cerca de 23 mil atualmente. “A categoria não acredita mais na atual gestão”, pontua.

Do outro lado da disputa, Jaime Teixeira atribui a baixa participação em 2021 ao contexto da pandemia e acredita que, neste ano, entre 60% e 70% dos filiados deverão comparecer às urnas. Ele afirma que sua gestão tem visitado mais de 80% das comunidades escolares do Estado e destaca os reajustes salariais como uma das principais conquistas. “Cumprimos nosso compromisso. Conseguimos uma contrarreforma do ensino médio e percebemos que há aprovação do nosso mandato”, afirmou.

Sobre a contribuição previdenciária dos aposentados, Jaime reconhece o descontentamento da categoria e classifica a situação como um dos desafios enfrentados pela educação atualmente. “A última reforma previdenciária é muito ruim para os aposentados do Brasil, e os professores também foram afetados”, disse. Ele destacou que a Fetems busca no STF (Supremo Tribunal Federal) a isenção para os trabalhadores da educação, conforme o teto constitucional.

Apesar de os professores da rede estadual receberem hoje o melhor salário do País, a atual gestão também destaca outras conquistas: reformulação das carreiras dos profissionais administrativos da educação, com reajustes entre 20% e 27% neste ano; restabelecimento das eleições diretas nas escolas estaduais; e barramento da implantação de escolas cívico-militares.

Entre os desafios apontados por Teixeira estão a ampliação de vagas na educação infantil, aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação) e a realização de concurso público para todas as redes.

Para o atual presidente e candidato à diretoria da Chapa 1, o PNE — que deveria ter sido aprovado em 2024, mas ainda não foi votado pelo Congresso Nacional — é fundamental para nortear a política educacional do País, com diretrizes permanentes, desvinculadas de governos específicos e focadas em melhorias de médio e longo prazo.

O plano foi elaborado em janeiro de 2004 com a participação de mais de 800 mil pessoas em todo o Brasil, abrangendo tanto o ensino público quanto o privado. Jaime também destaca que a educação integral e a saúde dos trabalhadores da educação são prioridades de sua chapa.

Podem votar os profissionais filiados a sindicatos da educação há pelo menos três meses. Ao todo, 74 municípios terão urnas de votação, já que, em algumas regiões, os sindicatos abrangem mais de uma cidade. A votação ocorrerá das 8h às 18h, com apuração no próprio local. O resultado deve ser anunciado por volta das 21h…. veja mais em https://www.campograndenews.com.br/educacao-e-tecnologia/apos-20-anos-eleicao-da-fetems-tera-duas-chapas-e-23-mil-aptos-a-votar

Populares da Semana

Polícia apura ligação de chacina a atentado contra traficante há 13 dias

Principal suspeita é que matança de ontem seja reflexo...

Participe do Guaíra em Movimento nos Dias 7 e 8 de Dezembro

O Município de Guaíra por meio da Diretoria de...

Prefeitura de Japorã inaugura Delegacia de Polícia Civil

Foi inaugurada nesta quinta-feira a Delegacia de Polícia Civil...

Secretário de Agricultura de Sete Quedas recebe novo agente da AGRAER

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Valdomiro...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares