7 de maio de 2026

Missa abre o conclave antes da primeira eleição do Papa nesta quarta

A missa que abriu o conclave, na manhã desta quarta-feira,7, foi marcada por uma homilia institucional, que pediu a unidade da Igreja Católica “ante uma decisão de grande importância”.

A cerimônia foi conduzida por Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício – mesmo cardeal que presidiu o funeral de Francisco.

Durante a homília, o religioso destacou que “o amor é a única força capaz de mudar o mundo”. Ele também apontou que a escolha do novo papa ocorre em um momento “complexo e difícil da história”.

Aberta ao público, a celebração contou com forte esquema de segurança na Praça São Pedro, com armas antidrones. O público passou por revista e não pode entrar com garrafas de água metálicas.

Cronograma do conclave

Após a missa, será feita a procissão dos cardeais até a Capela Sistina. À tarde, os cardeais entram na Capela, com uma catequese do cardeal Raniero Cantalamessa.

Em seguida, os eleitores farão o juramento de seguir as regras do conclave e de silêncio. Só então começa a primeira votação.

O papa precisa ser eleito por dois terços dos 133 cardeais presentes, ou seja, ser votado por 89 participantes. O novo pontífice terá desafios que já vinham sendo enfrentados por Francisco, como posicionar a Igreja em um mundo abalado pela crise climática e por conflitos, como na Ucrânia e em Gaza.

Horários da fumaça

A fumaça com o resultado desse primeiro turno que elegerá o próximo papa ocorrerá por volta das 14h (de ). A partir de quinta-feira, 8, as fumaças devem ocorrer nos seguintes horários:

  • 5h30 (Horário de Brasília) – somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido
  • 7h (Horário de Brasília)
  • 12h30 (Horário de Brasília) – somente se for branca
  • 14h (Horário de Brasília)

São previstas duas fumaças por dia (7h e 14h), mas em caso de resultado positivo, a fumaça será antecipada, e devem sair 5h30, durante a votação da manhã, ou 12h30, na votação da tarde.

Como é feita a fumaça para indicar novo papa

Após cada rodada de votação, as cédulas são queimadas em um forno especial para indicar o resultado ao mundo exterior.

Se nenhum papa é escolhido, as cédulas são misturadas com cartuchos contendo perclorato de potássio, antraceno (um componente do alcatrão de carvão) e enxofre para produzir a fumaça preta, que sai pela chaminé.

Mas, se houver um vencedor, as cédulas queimadas são misturadas com perclorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio para produzir a fumaça branca. Sinos também são tocados para sinalizar ainda mais que há um novo papa.

Durante o conclave, cardeais ficam isolados e não podem se comunicar com o mundo externo.

Os cardeais favoritos a novo papa

Entre os papáveis mais citados por especialistas e pela mídia especializada, conforme mostrou o Estadão, aparecem:

  • Pietro Parolin –  (70 anos)
  • Luis Antonio Gokim Tagle –  (67 anos)
  • Jean-Marc Aveline – Argélia (66 anos)
  • Juan José Omella –  (79 anos)
  • Matteo Maria Zuppi – Itália (69 anos)
  • Péter Erdo – Hungria (72 anos)
  • Peter Turkson – Gana (76 anos)
  • Pierbattista Pizzaballa – Itália (60 anos)
  • Mario Grech – Malta (68 anos)
  • Fridolin Ambongo Besungu – República Democrática do Congo (65 anos).
  • Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Ao tentar salvar mulher de agressão, PM é baleado por colegas de farda em Campo Grande

Um policial militar de 21 anos foi ferido pelos...

Polícia identifica empresa que tentou embarcar carga recorde de cocaína

Motorista que levou droga em sacos de açúcar ao...

Recapeamento “muda a cara” de Eldorado

Em Eldorado as obras de recapeamento de ruas e...

Itália e Turquia se unem para sediar Eurocopa de 2032

A nova parceria deve facilitar o caminho de Reino...

Botafogo derrota Grêmio, segue embalado no Brasileirão e encosta no G-4

O Botafogo conquistou uma vitória importantíssima no Campeonato Brasileiro na noite...

MUNDO NOVO:  Lídio Lopes e vereador Jader entregam 3 motos para Saúde

Em Mundo Novo a parceria entre o vereador Jader...

Tempo começa a mudar hoje e mínima pode chegar aos 5°C nos próximos dias

Cavado pré-frontal e formação de um “ciclone bomba” devem...

Após morte de paciente, outros 13 passam mal em clínica de hemodiálise em Campo Grande 

Pacientes denunciam que filtros seriam reutilizados no processo Novos pacientes...

Secretaria de Saúde amplia estratégia de vacinação contra chikungunya em Mato Grosso do Sul

Amambai, Batayporã, Douradina e Sete Quedas passam a integrar...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

Artigos Relacionados

Categorias Populares