7 de maio de 2026

Tacuru celebra o Dia dos Povos Indígenas com desfile, gincana e almoço na Aldeia Sassoró

Evento reuniu moradores, visitantes e autoridades municipais em uma programação voltada à valorização da cultura indígena e à integração da comunidade

Redação

A Aldeia Sassoró, em Tacuru, promoveu no último sábado, dia 19, uma programação especial em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas. Liderado pelo vereador e cacique Ivan Montiel (PSDB), o evento teve como foco a valorização da cultura indígena e a integração da comunidade.

As atividades começaram com um desfile estudantil, no qual os alunos da Escola da Aldeia Sassoró apresentaram trajes típicos, danças e manifestações culturais. Em seguida, foi realizado o desfile comunitário, que incluiu a escolha de Miss e Mister Sassoró, reforçando o orgulho pelas tradições locais.

Um dos destaques foi a gincana comunitária, que reuniu moradores em provas recreativas e culturais, promovendo o espírito de equipe e a união entre os participantes. A programação foi encerrada com um almoço típico, servido na escola da aldeia, reunindo indígenas e visitantes em um momento de confraternização.

Ao jornal A Gazeta, o vereador Ivan Montiel destacou os momentos que, para ele, foram os mais significativos da programação. “O desfile das comunidades indígenas, onde a aldeia se apresentou com suas danças, trajes típicos e rituais sagrados, simbolizou a união e diversidade dos povos indígenas da região, e a apresentação de danças e músicas tradicionais, com destaque para os cânticos indígenas, emocionou a todos”, afirmou. Ele ainda ressaltou que o público ficou impressionado com a energia e o simbolismo das apresentações.

Embora a programação tenha sido realizada pela Aldeia Sassoró, representantes de outras comunidades indígenas da região também estiveram presentes para prestigiar o evento. O público, formado por indígenas e não indígenas, demonstrou respeito e entusiasmo pelas apresentações culturais.

O evento contou com apoio financeiro da Prefeitura de Tacuru, que viabilizou a premiação das melhores apresentações, e também teve a presença de vereadores da Câmara Municipal, demonstrando o respaldo institucional à iniciativa.

O prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti (PSDB), esteve presente no desfile. Segundo o vereador Ivan Montiel, a participação do prefeito reforça o compromisso da administração municipal com a valorização das culturas indígenas, a defesa de seus direitos e o fortalecimento da parceria entre o poder público e as comunidades tradicionais. Fonte: A Gazeta News

Prefeito Torquetti

Populares da Semana

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Senador Nelsinho Trad recebe emissários do Senado dos EUA

O senador Nelsinho Trad recebeu emissários da Comissão de...

Atenção Naviraí! A 3ª etapa dos 100 Dias de Castração está chegando

A partir do dia 11/05, os cadastros serão realizados...

Naviraí oficializa pedido ao MEC por curso de Enfermagem para o Campus da UFMS

Uma das agendas do Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares