7 de maio de 2026

Sob liderança do senador Nelsinho Trad, Congresso fortalece diálogo com o Chile sobre a Rota Bioceânica

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, recebeu nesta terça-feira (22) uma delegação de parlamentares chilenos na Liderança do PSD. A visita faz parte da agenda do presidente Gabriel Boric ao Brasil e teve como foco o avanço da Rota Bioceânica — projeto considerado estratégico para a integração sul-americana.
Representante de Mato Grosso do Sul, estado por onde passa trecho fundamental da obra, senador Nelsinho tem atuado como um dos principais articuladores da iniciativa no Legislativo. Durante a visita, conduziu a comitiva ao Plenário do Senado e à Comissão de Relações Exteriores, reforçando a defesa da diplomacia parlamentar como ferramenta para fortalecer relações bilaterais. “A Rota Bioceânica liga Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, reduzindo o tempo e o custo do transporte até os mercados do Pacífico, especialmente a Ásia. Em tempos de crise e tarifas, precisamos consolidar alternativas logísticas que deem mais competitividade às exportações brasileiras”, afirmou o senador.
O presidente do Senado chileno, Manuel José Ossandón, destacou o potencial geopolítico da conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico: “Une o Atlântico ao Pacífico e abre as portas para a Ásia. Reduz dias, custos e conecta países que querem crescer juntos. O Brasil é um sócio estratégico para o Chile.”
Também integraram a delegação a deputada Daniela Serrano e o senador Gastón Saavedra. Serrano enfatizou a preocupação dos produtores com o acesso a mercados externos: “Cada agricultor no Chile teme não conseguir vender sua produção. Projetos como a Rota Bioceânica garantem desenvolvimento e estabilidade.”
Saavedra, por sua vez, reforçou o papel dos parlamentos: “Essa articulação entre os parlamentos fortalece os laços e abre caminhos para cooperação concreta entre os países do Sul.”
O senador Nelsinho Trad reiterou que a Comissão de Relações Exteriores tem priorizado a integração regional com foco comercial. O senador é autor de uma proposta aprovada no Parlamento do Mercosul que estabeleceu diretrizes para consolidar a Rota como prioridade legislativa do bloco.
Dados da Rota Bioceânica
Estudos da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) apontam que a Rota pode reduzir em até 12 dias o tempo de escoamento de cargas para a Ásia, com corte de até 40% nos custos logísticos. O corredor conecta o Centro-Oeste brasileiro aos portos chilenos de Antofagasta, Iquique e Mejillones, passando por Paraguai e Argentina.

Populares da Semana

Pagamento dos servidores públicos de Mundo Novo foi efetuado nesta sexta-feira (30)

A Secretaria Municipal de Finanças informou nesta sexta-feira (30)...

Senador Nelsinho Trad se reúne com presidente do Paraguai e destaca Rota Bioceânica

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), presidente da Representação Brasileira...

Morta em acidente com quatro veículos na BR-163 era moradora de Nova Alvorada do Sul

A passageira de um dos veículos envolvidos no acidente...

Guarda municipal é preso com armamento avaliado em quase R$ 1 mi

O Guarda Municipal M.R, 42 anos, foi preso, com...

Cidades de MS recebem R$ 51 milhões de FPM na última parcela de novembro

A última parcela do FPM (Fundo de Participação dos...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Senador Nelsinho Trad recebe emissários do Senado dos EUA

O senador Nelsinho Trad recebeu emissários da Comissão de...

Atenção Naviraí! A 3ª etapa dos 100 Dias de Castração está chegando

A partir do dia 11/05, os cadastros serão realizados...

Naviraí oficializa pedido ao MEC por curso de Enfermagem para o Campus da UFMS

Uma das agendas do Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares