7 de maio de 2026

Comissão de Saúde da Câmara e Conselho de Naviraí unem-se para fiscalizar e melhorar serviços de saúde

Reunião define ações conjuntas e destaca avanços para o futuro, na busca por conquistas em unidades de saúde

Nessa segunda-feira, 10, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Naviraí reuniu-se com o Conselho Municipal de Saúde para debater demandas e responsabilidades dos agentes fiscalizadores. O encontro foi presidido pelos vereadores Márcio Araguaia, presidente da Comissão de Saúde, e pelos membros Giovana Silvério e Ederson Dutra (Neninha), representado por sua assessora de gabinete, Pamela de Lima França. Também estiveram presentes o presidente do conselho, Dalmo Barbosa de Freitas, e os demais membros.

A reunião resultou na aprovação de uma atuação conjunta entre os dois órgãos, fortalecendo a fiscalização e as políticas públicas de saúde no município.

“Unidos, teremos mais força para atuar nas demandas da saúde de Naviraí”, destacou Márcio Araguaia. O vereador também ressaltou a importância da parceria entre o Legislativo e o Conselho Municipal de Saúde, órgão deliberativo responsável por formular e controlar a execução das políticas de saúde, conforme a Lei 8.142/90.

O presidente do Conselho, Dalmo Barbosa de Freitas, comemorou os avanços já alcançados. “Olha só quem vai ganhar: a população. Jamais esperávamos essa união. Conseguimos três cirurgias, algo inédito para nós. Isso é um marco”, afirmou. Ele ainda destacou o trabalho voluntário dos membros do Conselho e a importância da colaboração com a nova gestão municipal.

Conferência Municipal de Saúde

Aproveitando a ocasião, os participantes convidaram a população para a Conferência Municipal de Saúde, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de abril do próximo mês. O evento debaterá projetos futuros e políticas públicas para a área, com foco no trabalhador e na trabalhadora. “Quem vai ganhar com essa união é a população de Naviraí. Contamos com a participação de todos na conferência”, concluiu.

Com aproximadamente 60 mil habitantes, Naviraí enfrenta desafios significativos na área da saúde. A união entre a Comissão de Saúde da Câmara e o Conselho Municipal visa aprimorar o atendimento e os serviços oferecidos à população. “Trabalhamos voluntariamente para ajudar a população e vamos apoiar essa nova gestão. A união com o Legislativo é fundamental”, reforçou Freitas.

Conquistas e planos futuros

Em entrevista exclusiva ao portal do Conesul, o vereador Márcio Araguaia e a vereadora Giovana Silverio, falou sobre as competências da Comissão de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, que incluem a aprovação do Plano Plurianual (PPA) e o acompanhamento de sua execução. Ele também destacou a importância do Conselho na fiscalização e deliberação das políticas públicas de saúde.

O vereador anunciou conquistas recentes, como a liberação de R$ 4 milhões para a reforma de quatro unidades de saúde, fruto de articulações com deputados e senadores. “Já conseguimos recursos para melhorar a infraestrutura da saúde no município. Agora, vamos elaborar um plano de ação em conjunto com o prefeito Rodrigo Sacuno, a gerente de saúde Dra. Ângela Cunha Castro Lopes e o diretor executivo do Hospital Municipal, Ronaldo Chaves Neto”, afirmou.

A reunião reforçou o papel do Conselho Municipal de Saúde como instrumento de cidadania, influenciando políticas públicas e melhorando o atendimento à população. Composto por representantes do governo, usuários, profissionais de saúde e prestadores de serviços, o CMS segue como peça-chave no desenvolvimento da saúde no município.

Fonte: Portal do Conesul

Reunião entre a Comissão de Saúde da Câmara Municipal e o Conselho Municipal de Saúde de Naviraí em ações conjuntas para fortalecer a fiscalização e melhorar os serviços de saúde no município. (Foto; José Luiz Bressa)

Populares da Semana

Com mais duas mortes por dengue, MS registra 17 óbitos este ano

Boletim epidemiológico publicado pela SES (Secretaria de Estado de...

Estado ampliará participação na Casa da Mulher Brasileira

Na próxima semana, será nomeada uma diretora por parte...

Saúde de Iguatemi vacinou 825 cidadãos em apenas um dia

Com o calendário vacinal na faixa etária liberada para...

Polícia faz buscas em residência onde pistoleiros arquitetaram execução de ‘Gringo Gonzales’

Agentes da Polícia Nacional e o Ministério Público seguem...

JAPORÃ zera casos de dengue com trabalho intenso e parceria fundamental dos moradores

Secretaria de Saúde pede que população mantenha ações de...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Artigos Relacionados

Categorias Populares