7 de maio de 2026

Empresários e lideranças debatem invasões de terras em Guaíra

Na tarde de ontem, segunda-feira (28), a Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (ACIAG) realizou uma reunião de trabalho para discutir um tema de grande relevância para a região: as invasões de terras produtivas nos municípios de Guaíra e Terra Roxa.

O encontro reuniu diretores da entidade, representantes do Executivo e do Legislativo, lideranças empresariais, membros da imprensa e convidados. Também estiveram presentes representantes de dois importantes órgãos ligados ao desenvolvimento do Oeste do Paraná: a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR) e o Programa Oeste de Desenvolvimento (POD).

A abertura do evento ressaltou a importância do diálogo e da colaboração entre os diversos setores da sociedade para enfrentar esse desafio. A presidente da ACIAG, Sabrina Aquino, destacou que o objetivo não era promover conflitos, mas sim buscar soluções eficazes para garantir a segurança jurídica e o desenvolvimento sustentável da região.

O médico Henrique Triches, que teve suas terras invadidas em junho de 2024, fez um relato emocionado sobre o impacto da ação em sua vida e na de seus familiares. O prefeito Gileade Osti apresentou um panorama das invasões e os impactos socioeconômicos, ambientais e fitossanitários decorrentes.

O presidente da CACIOPAR, Reni Fernande Felipe, foi um dos principais interlocutores do encontro. Em sua fala, enfatizou a necessidade de organização e mobilização para enfrentar a questão. “Precisamos elaborar um documento hoje, uma ata que possamos levar ao governo do estado, aos agentes federais, deputados e senadores para sensibilizar as autoridades. Essa é uma pauta que nunca pode ser deixada de lado”, afirmou.

Alci Rotta Jr, presidente do POD, reforçou a urgência de uma ação rápida e eficaz, colocando-se à disposição de Guaíra. “Precisamos envolver o governo do estado e os agentes federais com urgência para reforçar a necessidade de um posicionamento firme das autoridades estaduais e federais”, destacou.

Sabrina Aquino da ACIAG, ressaltou que a iniciativa do encontro visa abrir uma nova frente de defesa para Guaíra e Terra Roxa. “Temos agricultores engajados e algumas figuras políticas realizando um excelente trabalho de defesa. Nossa ideia agora é trazer a CACIOPAR, o POD e a FACIAP, entidades representativas do setor, para atuarem em conjunto na defesa de Guaíra”, explicou.

Ao final da reunião, ficou decidido que será elaborado um documento oficial conjunto para ser entregue à Casa Civil do Governo do Estado e a outros órgãos competentes, com o objetivo de cobrar providências rápidas e eficazes. A intenção é entregar esse documento diretamente ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior, em Foz do Iguaçu, entre os dias 12 e 14 de fevereiro no Paraná Mais Cidade, um programa do Governo que tenta aproximar a capital ao interior do Paraná.

A expectativa da ACIAG não é que essa reunião resolva imediatamente o problema das invasões de terras em Guaíra, mas que fortaleça a mobilização em defesa da cidade, pressionando as autoridades para que uma solução definitiva seja encontrada.

Fonte: Assessoria de Imprensa da prefeitura de Guaíra

Populares da Semana

Agente de saúde vítima de atentado em oficina mecânica morre no hospital

Vanda de Araújo Sanabria de 45 anos, que sofreu...

Paulo Corrêa reforça campanha de Malaquias amanhã

Nesta quinta-feira, às 18h, os candidatos a prefeito e...

Departamento de Trânsito e setor de Pinturas estão realizando novos estacionamentos no Centro de Mundo Novo

O departamento de Trânsito de Mundo Novo, nesta terça-feira...

Câmara de Mundo Novo aprova 4 projetos em sessão Ordinária

Na última segunda-feira (16), a Câmara Municipal de Mundo...

Naviraí Chega com Castração de Cães e Gatos em Mais uma Região da Cidade

A campanha “100 Dias de Castração” prosseguirá em Naviraí....

MUNDO NOVO:  Lídio Lopes e vereador Jader entregam 3 motos para Saúde

Em Mundo Novo a parceria entre o vereador Jader...

Tempo começa a mudar hoje e mínima pode chegar aos 5°C nos próximos dias

Cavado pré-frontal e formação de um “ciclone bomba” devem...

Após morte de paciente, outros 13 passam mal em clínica de hemodiálise em Campo Grande 

Pacientes denunciam que filtros seriam reutilizados no processo Novos pacientes...

Secretaria de Saúde amplia estratégia de vacinação contra chikungunya em Mato Grosso do Sul

Amambai, Batayporã, Douradina e Sete Quedas passam a integrar...

Artigos Relacionados

Categorias Populares