7 de maio de 2026

JAPORÃ: CMDCA apresenta Plano Decenal da Primeira Infância

Cumprindo os objetivos após as reuniões da comissão de elaboração e apresentação ao CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente) e publicada a resolução de aprovação. Todas as etapas seguiu rigorosamnete o cronograma: reunião com a comissão para discusão do plano e na elaboração do seu todo. Em seguida é apresentada ao CMDCA onde foi feita uma resolução e aprovação, Foi realizada a audiência pública no plenário da câmara com as presenças do prefeito Paulo Franjotti, vice Gabriel Klasmann e secretários de: educação, finanças, saúde, população em geral e funcionalismo público municipal. Ao término destas ações foi realizada a protocolação junto ao executivo para que se possa fazer a destinação de recursos para execução.

Sobre o Plano Decenal da Primeira Infância: “Criança é alguém que estuda, brinca, mexe muito no celular e quando cansa dorme”. (Yana, 5 anos – Escola Dois Rios – Ibura). Diante este exposto argumentativo citado podemos imaginar a importância e relevância e alcance que o plano tem.

Plano Municipal Decenal da 1ª Infância é para ajudar os municípios a cumprirem o dever do Estado na garantia da prioridade absoluta dos direitos das crianças, previsto na Constituição Federal, o Marco Legal da Primeira Infância, aprovado em 2016, sendo intersetorial, ele é um instrumento político e técnico, construído em um processo democrático e participativo, com o envolvimento das diferentes secretarias e órgãos públicos da administração municipal, Poder Legislativo, e sociedade civil, e são constituídos de um diagnóstico da situação de vida, desenvolvimento e aprendizagem das crianças no município, uma lista de ações das diferentes secretarias para garantir que os direitos das crianças sejam integralmente atendidos e metas que permitam avaliar as políticas planejadas e em curso.

Ao receber em mãos após todo trâmite o prefeito Paulo Franjotti (PSDB), terá mais uma importate eficácia para executar para o bem agora de todas as crianças e adolescentes de Japorã. Está será mais uma ferramenta que permitirá através liberação de recursos a execução e garantias dos direitos desse público assegurado.

De mãos dadas o CMDCA teve papel fundamental para o andamento até a formalização. Japorã escala mais um degrau no caminho do desenvolvimento, progresso e responsabilidade em prol da sua população em todas as faixas etárias.

Departamento de Comunicação

 

Populares da Semana

Prefeitura de Eldorado inicia ação contra dengue

Em Eldorado a Administração municipal iniciou ação para recolher...

Delas Day: Governo de MS reforça protagonismo das mulheres no desenvolvimento do Estado

Palco de discussão e fomento ao protagonismo feminino na...

Saque do FGTS para nascidos em fevereiro e março começa hoje

A Caixa Econômica Federal inicia hoje (25) mais uma...

Senador Nelsinho Trad defende investimentos dos EUA para reduzir desmatamentos 

Por solicitação da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil,...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Artigos Relacionados

Categorias Populares