10 de agosto de 2026

Guaíra implementa Patrulha Maria da Penha para combater violência doméstica e familiar

O Município de Guaíra, por meio da Guarda Municipal da SEMST – Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, anuncia a criação da Patrulha Maria da Penha.

Instituída oficialmente em 28 de outubro de 2024, com o apoio da Exma. Juíza Titular da Vara Criminal, Maria Luíza Mourthé de Alvim Andrade, a patrulha tem como principal objetivo proteger mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar, em conformidade com a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).

A Patrulha Maria da Penha foi desenvolvida para oferecer proteção integral às vítimas, impedir a reincidência de agressões e garantir o cumprimento das medidas protetivas emitidas pela justiça. Entre as suas principais funções, destacam-se:

Proteção às Vítimas: Apoiar mulheres, crianças e adolescentes que sofreram violência e assegurar que estejam a salvo de novos episódios.

Monitoramento de Medidas Protetivas: Realizar visitas regulares às vítimas em locais de sua escolha, como residências ou locais de trabalho. Durante essas visitas, as equipes verificam o cumprimento das medidas de proteção e documentam cada interação para enviar relatórios detalhados às autoridades competentes.

Encaminhamento Social e Jurídico: Auxiliar as vítimas com suporte social e jurídico, e encaminhá-las para serviços de atendimento psicológico, conforme a necessidade.

Educação e Conscientização: Os guardas capacitados do grupamento realizarão palestras e programas educativos sobre violência doméstica, com abordagem nos comportamentos de vítimas e agressores para incentivar a conscientização e prevenção.

Para fortalecer a atuação, a Patrulha Maria da Penha também atua em ações como prisões em flagrante e cumprimento de mandados de prisão, especialmente em casos de violação das medidas protetivas.

A criação da patrulha foi formalizada por meio do Decreto Nº 169/2024, datado de 22 de abril de 2024, e regulamentada pela Portaria Nº 458/2024, publicada em 20 de setembro de 2024. Esse serviço essencial é fruto do Acordo de Cooperação Técnica Nº 10894496, em parceria com o Tribunal de Justiça, e representa um avanço significativo na proteção e assistência às vítimas de violência em Guaíra.

Para dúvidas ou informações relacionadas a pasta de segurança pública e trânsito do Município de Guaíra, entre em contato com a SEMST – Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, localizado no Paço Municipal, na Av. Coronel Otávio Tosta, n.º 126, Centro, ou no telefone (44) 3642–9955.

Populares da Semana

Técnicas da FUNTRAB/MS realizaram visita técnica em Iguatemi

Na última semana a Fundação do Trabalho de MS...

Acidente entre carreta e Strada deixa uma pessoa morta e outra ferida na BR-163

Um acidente na BR-163 nesta quinta-feira (27), em Rio...

Comitê de Ética da UEMS altera regras para pesquisas com seres humanos

Pesquisadores que submeterem projetos ao Comitê de Ética em...

Governo quer deixar MP perder validade

O governo deve trabalhar para que a Medida Provisória...

“Diálogos Tucanos” estará em Campo Grande no sábado

O “Diálogos Tucanos” estará no estado de Mato Grosso...

Agosto Lilás: Guaíra promove ação especial pelos 20 anos da Lei Maria da Penha

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

Senador Nelsinho Trad diz que desistiu da candidatura para não rachar o grupo político

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) afirmou, em entrevista à...

Governo de Mundo Novo promove reunião de alinhamento entre Executivo e Legislativo

#mundonovo Encontro reuniu prefeita, vice-prefeito, presidente da Câmara, vereadores e...

Copasul investe R$ 1 bilhão em indústria de processamento de soja entre Naviraí e Juti

Maior investimento da história da cooperativa, empreendimento às margens...

Semana da Regularização do MEI em Itaquiraí

De 24 a 28 de agosto, a Sala do...

Senar leva atendimento odontológico gratuito para a área rural de Mundo Novo

#mundonovo O Governo de Mundo Novo, em parceria com o...

Artigos Relacionados

Categorias Populares