10 de maio de 2026

Área queimada no Pantanal de MS “cai” 784 mil hectares após método mudar

Referência na estimativa, Laboratório de Aplicações de Satélite reduziu margem de erro e isso alterou números 

De uma semana para outra, as estimativas do tamanho da área queimada no Pantanal de Mato Grosso do Sul, neste ano, foram “reduzidas”. Eram cerca de 2.235.350 de hectares até 10 de setembro, que viraram aproximadamente 1.450.425 hectares, ontem (17).

O cálculo é feito pelo Lasa-UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro), uma das principais referências para estimar perdas para o fogo não só no Pantanal, como em outros biomas como o Cerrado e Amazônia.

A redução é de 784 mil hectares. Nesta semana, o portal de consulta do Lasa-URFJ está exibindo um aviso sobre a alteração do método para se dimensionar via satélite o impacto das queimadas. “As estimativas de área queimada do ano corrente (2024) na plataforma ‘Alarmes’ foram refinadas com base no ‘Alarmes’ ‘histórico'”, ele diz.

A explicação, no aviso, é que “o novo método aumenta a confiabilidade dos alertas, reduzindo os erros”. Assim, o cálculo da área queimada passou a ter margem de erro média de até 10% e não mais de 30%, conforme indicava o painel, antes.

A UFRJ deverá publicar uma nota técnica com mais informações sobre a mudança e o impacto nos números apurados.

Segundo o cálculo atualizado do Lasa, a área afetada corresponde a quase 15% do Pantanal sul-mato-grossense. Com relação ao Pantanal brasileiro como um todo, também em Mato Grosso, ela é de 12% (1.941.175 hectares, no total).

Inpe – Outra referência para calcular o impacto do fogo no bioma são os focos de incêndio registrados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.

De acordo com a plataforma BDQueimadas do órgão, o Pantanal de Mato Grosso do Sul teve 7.309 focos. Junto ao de Mato Grosso, foram 10.724.

Continuam – Incêndios seguem ocorrendo e consumindo novas áreas no Pantanal e em outras partes do Estado.

As chamas deram alguma trégua após frente fria chegar, no último fim de semana, porém tendem a retornar com intensidade nas próximas semanas, conforme análise das condições climáticas e do risco de fogo divulgada pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) na quinta-feira (12). – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Motorista perde controle, arranca poste de iluminação e 2 crianças são socorridas

Quatro pessoas - incluindo criança de 5 anos e...

Thalles e Dr. Bruno homologados candidatos à reeleição

Em Itaquiraí, convenção dos partidos PSDB, PP e PL...

Asfalto da Vila Nova foi concluído e empresa já iniciou construção de calçadas em bairros

O asfalto programado para a Vila Nova foi concluído...

Prefeitura de Itaquiraí adquire novos reforços para atender o pequeno produtor

A Prefeitura de Itaquiraí, por meio da Secretaria Municipal...

Riedel vai a SP para leilão da PPP do Hospital Regional

Cinco empresas investidoras fizeram propostas para PPP do HRMS O...

Deputado Lidio prestigia Festa das Nações

O deputado estadual Lidio Lopes cumpriu agendas em Mundo...

Nelsinho libera R$ 16 milhões para Saúde de vários municípios

O senador Nelsinho Trad informou a liberação de mais...

Polícia Penal utiliza drones para ampliar a vigilância na Penitenciária de Dourados

A PED (Penitenciária Estadual de Dourados), maior unidade prisional do...

MUNDO NOVO: multidão e autoridades na abertura da Festa das Nações

MUNDO NOVO: multidão e autoridades na abertura da Festa...

Motiva exige reajuste de 41,3% no pedágio da BR-163 em MS

A Motiva Pantanal solicitou à Agência Nacional de Transportes...

MS mantém 6º melhor desempenho econômico do País, aponta relatório

Mato Grosso do Sul se manteve pelo segundo ano...

Artigos Relacionados

Categorias Populares