15 de setembro de 2026

Em ação inédita, Cidadania capacita policiais militares em formação para atendimento às pessoas idosas

Pela primeira vez, policiais militares em formação foram capacitados para atendimento e abordagem às pessoas idosas. Com o tema “Envelhecer é legal”, a Secretaria de Estado da Cidadania qualificou 500 alunos soldados na última quinta-feira (12), no Cefap (Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar, em Campo Grande.

A iniciativa, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado da Cidadania e de Justiça e Segurança Pública, estuda construir um protocolo de procedimento operacional padrão pensado especificamente para atender às pessoas idosas.

As aulas foram ministradas pela subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa, que abriu a fala explicando as competências da Secretaria da Cidadania, e da pasta da Pessoa Idosa na promoção dos direitos sociais da população 60+, e o papel de criar condições que promovam autonomia, valorização e participação na sociedade, além da atribuição de desenvolver ações que fortaleçam vínculos das pessoas Idosas e sua família.

“A programação abrangeu várias temáticas sobre o envelhecimento humano, entre eles as formas de comunicação e abordagens no atendimento policial à pessoa idosa. Trabalhar com forças da Segurança Pública, realmente, é um passo significativo para a política pública da pessoa idosa”, ressaltou Zirleide.

A convite da Subsecretaria, também participaram da aula representantes do GTI (Grupo de Trabalho Interinstitucional) criado pela Cidadania para aprimorar a política pública da pessoa idosa, como o Núcleo Institucional da Cidadania da Polícia Civil, UFMS, Secretaria de Estado de Saúde, e OAB.

Formação é realizada pela primeira vez desde a criação do Estado de MS. Em breve, os 500 alunos soldados estarão nas ruas de MS. (Foto: Divulgação/SEC)

Os 500 soldados foram divididos em duas turmas para melhor aproveitamento da capacitação. Além das questões de envelhecimento humano, a capacitação trouxe os dados que mostram que em MS, a população mais velha ultrapassou, pela primeira vez, a mais jovem, e hoje representa 15,6% dos habitantes sul-mato-grossenses.

Também foram abordados o trabalho do GTI e o quão é fundamental tem sido a intersetorialidade, linha adotada pela Secretaria da Cidadania, para fortalecer toda rede de atendimento à pessoa idosa.

Para o comandante do Cefap (Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMMS), tenente coronel Robson Roberto Lopes Ramos, a capacitação foi o primeiro passo para instruir os futuros policiais militares quanto à importância de um tratamento diferenciado, assegurando os direitos fundamentais dos cidadãos de todo Mato Grosso do Sul.

“Em busca de melhorar o atendimento à comunidade, pedimos auxílio à Subsecretaria para proporcionar atendimento humanizado às pessoas idosas que se encontram em situações vulneráveis. Diariamente, o 190 recebe ligações diversas, desde idosos andando na rua desorientados ou vítimas de violência familiar. Percebemos que é um público que já possui algumas limitações físicas, bem como alguns com problemas relacionados à mente, e muitas vezes o servidor público pode não conseguir identificá-las”, explica o coronel.

Desde a divisão do Estado de Mato Grosso do Sul, ocorrida em 1977, é a primeira vez que a Polícia Militar capacita os alunos em formação para este olhar à pessoa idosa.

“E a subsecretaria da Pessoa Idosa já abraçou conosco essa missão, de promover uma cartilha integrada de atendimento às pessoas idosas em situações de vulnerabilidade, junto à Sejusp e a SES. Será uma cartilha que falará de protocolos para que o atendimento que ocorra em Sonora [Norte de MS] seja o mesmo de Mundo Novo [Sul de MS]”, ressalta o coronel.

Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania

 

Populares da Semana

Capitão Gessé conclui curso de aperfeiçoamento de Oficiais

O Capitão QOPM Luciano Rodrigo Barbosa Nogueira de Oliveira,...

Taxista é baleado durante assalto e tem carro levado em Naviraí

Taxista de 56 anos foi baleado durante assalto na...

Ações educativas marcaram a Semana do Meio Ambiente em Itaquiraí

A Prefeitura de Itaquiraí, por meio da Secretaria Municipal...

Para evitar filas, governo federal amplia validade de receitas de remédios

Projeto que prevê prazo de validade "indeterminado" para receitas...

De Mato Grosso do Sul, aposta ganha R$ 111 mil em sorteio da Lotofácil

Uma aposta realizada em Mato Grosso do Sul faturou R$ 111...

Naviraí prepara Política Municipal de Alfabetização após avanço de 13 pontos no índice

Documento está sendo elaborado por comitê municipal e deverá...

Projeto de Gabriel Klasmann denomina “Praça Padre Dominggus” a Praça da Matriz

Projeto de Lei será votado hoje pelos vereadores durante...

ATENÇÃO, JOVENS DE ELDORADO!

A 89ª Junta de Serviço Militar informa aos jovens...

Após atos de vandalismo, câmeras de segurança são instaladas no Estádio Municipal

Após dois episódios de vandalismo registrados em menos de...

Governo de Mundo Novo realiza reunião administrativa para alinhamento de condutas

O Governo de Mundo Novo realizou uma reunião administrativa...

Ex-secretária e servidores são presos por desviar dinheiro da merenda escolar

Operação cumpre quatro mandados de prisão preventiva e sete...

Artigos Relacionados

Categorias Populares