17 de setembro de 2026

PMA encontra mil bois desnutridos, 50 mortos e dono de fazenda é preso

O proprietário foi detido em Campo Grande após quatro dias de investigações feitas pela PMA e Iagro

Na manhã deste domingo (8), a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Coxim identificou e prendeu o proprietário da fazenda onde dezenas de bovinos desnutridos foram encontrados mortos, na semana passada, às margens do Rio Taquari, entre Coxim e Rio Verde de Mato Grosso. Também foram encontrados mais de 50 mortos e cerca de 1 mil vivos, mas em condições visíveis de abandono e maus-tratos, muitos debilitados e incapazes de se locomover.

O proprietário, cuja identidade não foi revelada, foi detido em Campo Grande e conduzido à delegacia de Polícia de Rio Verde. A infração cometida prevê uma multa de R$ 3 mil por animal, aplicada diariamente enquanto a situação persistir, podendo somar mais de dois milhões de reais por dia. Já a pena pode variar de 3 meses a 1 ano de detenção, conforme a legislação.

De acordo com a PMA, a fazenda, localizada na região conhecida como Tupã, entre Coxim e Rio Verde, encontrava-se em estado crítico: abandonada, sem água, pastagens ou qualquer outro alimento para os animais, com a situação agravada pela seca severa dos últimos dias.

Durante a vistoria, os policiais ambientais tentaram socorrer alguns novilhos, fornecendo água de garrafas térmicas e retirando animais atolados em poças de lama. A operação contou com o apoio da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e do MPE (Ministério Público Estadual).

Com os levantamentos concluídos pela PMA, a Justiça determinará a destinação dos animais, que poderá incluir o sequestro de bens do proprietário ou, eventualmente, a realização de um leilão para resolver a situação o mais rápido possível.

As ações de socorro aos animais continuam sob a supervisão dos órgãos competentes, enquanto a PMA se limita às medidas administrativas e ao encaminhamento do caso à Polícia Civil para as providências criminais necessárias. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

 

Populares da Semana

Dr. Lídio lança campanha com apoio de Mara Caseiro e dois deputados federais

Os ex-prefeitos de Iguatemi Dr. Lídio Ledesma e Zé...

Indígenas mantêm bloqueio pelo 2º dia e pressionam STF contra marco temporal

Polícia Militar Rodoviária acompanha a manifestação e, por enquanto,...

Prefeito de Japorã participa da entrega de certificados aos alunos do curso de Doma Racional de Equinos

Na última semana, através da prefeitura Municipal de Japorã...

Geraldo Resende anuncia para Eldorado creche, posto de saúde, raio-x e ultrassom

Em visita à Eldorado o deputado federal Geraldo Resende,...

Lei fortalece prevenção e cuidados com a depressão pós-parto em Mato Grosso do Sul

A maternidade também precisa ser acompanhada de acolhimento, atenção...

Guaíra conquista quatro premiações no 36º Festival de Dança de Cascavel

O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de...

Grupo de desafio on-line que matou menina em MS tinha ‘clã’ de incentivo à violência

A Polícia Civil, em investigação sobre o grupo ligado à...

Guaíra empossa seis novos professores aprovados em concurso público

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

Com muita festa, prefeita Rosária recepciona atletas do URSO em seu gabinete após títulos

#GovernoDeMundoNovo A prefeita Rosária Lucca esteve recepcionando os atletas das...

Irmão mata irmã comerciante e tira própria vida em MS

Caso aconteceu por volta das 14h20, dentro do comércio...

Riedel e Reinaldo Azambuja cumprem agendas no Cone Sul quinta e sexta

Nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de setembro,...

Jogos Escolares reúnem 600 atletas em Sete Quedas

Em Sete Quedas os Jogos Escolares, uma realização da...

Artigos Relacionados

Categorias Populares