Em um desdobramento significativo para as próximas eleições municipais, o candidato a prefeito José Gomes Goulart teve sua candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) devido à reprovação de suas contas. A decisão foi anunciada neste sábado 17 de agosto e gerou um grande alvoroço no cenário político local.
Goulart, é acusado de diversas irregularidades na gestão dos recursos públicos durante seu mandato anterior como gestor municipal. Entre as falhas apontadas pelo MPE destacam-se: “No caso concreto, verifica-se que a parte impugnada incide em uma causa de inelegibilidade que a impede de ser candidata, haja vista que suas contas foram rejeitadas por irregularidade insanável que configurou ato doloso de improbidade administrativa, por decisão irrecorrível e com imputação de débito, nos termos do art. 1º, inc. I, alínea “g”, e § 4º-A, da LC n. 64/90”.
O promotor eleitoral responsável pelo caso, André Luiz de Godoy Marques, destacou que “a reprovação das contas de José Gomes Goulart não se trata apenas de questões técnicas, mas de indícios claros de má gestão e possíveis atos de improbidade administrativa”. Segundo ele, a decisão de impugnar a candidatura é uma medida necessária para garantir a integridade do processo eleitoral e proteger o interesse público.
Especialistas em direito eleitoral apontam que, apesar de Goulart ter o direito de recorrer da decisão, o processo pode ser longo e complicado. “A jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral é rigorosa quanto à reprovação de contas e à Lei da Ficha Limpa. Caso a impugnação seja mantida, o candidato poderá ficar inelegível por oito anos”.
Com a impugnação da candidatura de José Gomes Goulart, o cenário eleitoral na cidade entra em uma nova fase de incertezas. Eleitores e candidatos aguardam os próximos passos do processo judicial, que podem redefinir as dinâmicas da disputa pela prefeitura nas eleições que se aproximam.
Candidatura de Casé é impugnada pelo Ministério Público Eleitoral
Topicos
Categorias Populares

