9 de agosto de 2026

Partidos e coligações têm até o fim desta semana para registrar candidaturas

Após o período das convenções partidárias em Mato Grosso do Sul, partidos, coligações e federações podem oficializar até a próxima quinta-feira (15) perante a Justiça Eleitoral as candidaturas a vereador e prefeito para as eleições municipais de outubro.

Conforme o procedimento da Justiça Eleitoral, cada sigla ou coligação pode ter apenas um candidato a prefeito e um a vice em cada município. No caso dos vereadores, cada partido pode lançar candidatos para o número total de cadeiras disponíveis, mais um.

Até o momento, em Campo Grande, os candidatos são: Rose Modesto (União)Adriane Lopes (PP)Camila Jara (PT)Beto Figueiró (Novo), Ubirajara Martins (DC), Luso Queiroz (PSOL) e Beto Pereira (PSDB).

Conforme dados do Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCand), nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul há 96 candidatos a prefeitos e vices, além de 2.205 candidatos a vereadores.

O fim do primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro, e o segundo turno será no dia 27 de outubro, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O que a Justiça Eleitoral faz com o registro?

O registro permite verificar a validade das candidaturas. Na prática, os dados possibilitam avaliar se o postulante atende aos requisitos legais para concorrer ou se está impedido de disputar o pleito.

Entre os requisitos previstos estão: nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, cadastro na Justiça Eleitoral, domicílio eleitoral no local de candidatura e filiação partidária.

Candidatos a vereador já devem ter 18 anos na data do registro.

Não podem concorrer a cargos eletivos:

  • militares em serviço obrigatório;
  • analfabetos;
  • estrangeiros;
  • parentes até segundo grau de prefeitos (exceto se já tiver mandato eletivo e concorrer à reeleição); e quem se enquadra na Lei da Ficha Limpa, que impede candidaturas de condenados em processos criminais em segunda instância, quem renunciou ou teve mandato cassado.

Ou seja, o registro permite um controle sobre as candidaturas, evitando que disputem os pleitos ou tomem posse aqueles que não atendem às exigências da legislação eleitoral.

O registro pode ser questionado?

Sim. Com a publicação oficial do registro, abre-se um prazo de cinco dias para que candidatos, partidos políticos, coligações, federações e o Ministério Público Eleitoral apresentem impugnações, apontando possíveis irregularidades.

A decisão sobre a validade do registro será da Justiça Eleitoral.

Candidatos com o registro sob análise podem realizar todos os atos de campanha (usar o horário eleitoral gratuito, ter o nome na urna), mas os votos atribuídos a eles só serão válidos se o registro for posteriormente considerado regular.

O que acontece se o registro for considerado irregular?

Caso a Justiça Eleitoral considere o registro irregular, o candidato não poderá concorrer ao pleito. Se a decisão sobre o registro ocorrer após a eleição, o candidato não poderá obter o diploma, documento necessário para a posse no cargo eletivo.

Os votos do postulante serão atribuídos ao partido pelo qual ele concorreu.

Populares da Semana

Aplicativo de votação da Assembleia inicia operação na terça-feira

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS)...

Em 5 anos, senador Nelsinho viabilizou R$ 196 milhões para saúde do MS

No período de 2019 a 2023, a bancada de...

Bazar Solidário em Eldorado

A Associação de Apoio e Defesa da Criança e...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares