2 de novembro de 2026

Juiz decreta prisão de comerciante que matou oficial de Justiça aposentado em Dourados

O juiz Evandro Endo decretou a prisão preventiva da comerciante Letícia Vieira Pires, 27, acusada de assassinar o oficial de Justiça aposentado Gesualdo Xavier, 67, o “Xaxá”.

Em audiência de custódia nesta quarta-feira (24), o magistrado citou a extrema violência praticada por Letícia, que matou Gesualdo com facadas no pescoço dentro do carro, o arrastou até a vegetação e depois ateou fogo ao corpo.

O crime ocorreu segunda-feira (22) e o corpo de Gesualdo foi encontrado no dia seguinte na margem da BR-163, entre Dourados e Douradina. Segundo a Polícia Civil, Letícia teria matado Gesualdo para ficar com R$ 84 mil da venda de uma caminhonete S10 pertencente à vítima.

Dona de uma conveniência na Avenida Hayel Bon Faker, área central de Dourados, Letícia também teria negociado a venda de um apartamento inexistente para o oficial de Justiça aposentado. Pressionada para entregar o apartamento ou devolver o dinheiro, Letícia teria planejado o assassinato.

Informalmente, segundo o SIG (Setor de Investigações Gerais), a comerciante confessou o crime. Entretanto, durante interrogatório na delegacia, ela se manteve em silêncio.

“Observo que o delito foi cometido com extrema violência, por meio de golpes de faca no pescoço com posterior carbonização da vítima e desova às margens de uma rodovia. Por esse motivo, a conduta concreta desborda de qualquer situação pessoal favorável”, afirmou o magistrado.

Segundo entendimento do magistrado, a prisão é necessária para garantir a ordem pública devido à periculosidade concreta da conduta de Letícia, “não sendo possível a concessão de medidas cautelares diversas da prisão”. Evandro Endo também determinou a quebra de sigilo telefônico da comerciante.

Roupas com sangue –

A polícia foi atrás de Letícia, que seria a última pessoa a estar com o aposentado antes do desaparecimento. Na casa dela, foram encontradas roupas sujas de sangue. Alguns pertences do aposentado, entre os quais o celular e uma corrente de ouro, também foram apreendidos na casa e na conveniência.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o chefe do SIG, delegado Erasmo Cubas, disse que inicialmente a comerciante negou envolvimento no crime, mas apresentou várias contradições. Por fim, confessou, informalmente, que havia matado Gesualdo Xavier.

Segundo o delegado, Letícia Vieira Pires vendeu a caminhonete S10 do aposentado em uma garagem de Dourados e recebeu o pagamento em sua conta através de PIX. Supostamente, o dinheiro seria parte do apartamento que ela estaria negociando com ele. Entretanto, o imóvel não existe.

Pressionada por Gesualdo a devolver o dinheiro, Letícia decidiu matá-lo. Para colocar o plano em prática, convidou o aposentado a ir com ela até Campo Grande, para supostamente resolver a pendência do apartamento. No caminho, o matou a golpes de faca e tentou queimar o corpo, para eliminar vestígios.

O Ford Ka foi abandonado por ela no cruzamento das ruas João Vicente Ferreira e Toshinobu Katayama, na área central. O carro tem manchas de sangue dos ferimentos causados pelos golpes de faca. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Roupas sujas de sangue, corda e pertences da vítima que estavam na casa da autora (Foto: Leandro Holsbach)
Cartaz sobre desaparecimento que estava sendo divulgado por familiares e amigos (Foto: Reprodução)

Populares da Semana

Mato Grosso do Sul fecha Paralímpiadas Escolares com 109 medalhas

Na maior edição da história da etapa nacional das...

TV LIBERAL: em Relevância podcast recebe conselheiras tutelares

Nesta quinta-feira na TV Liberal News a partir das...

Idoso é preso em flagrante suspeito de estuprar menina de 11 anos em Dourados

Um idoso de 69 anos foi preso em flagrante...

Passageiro é flagrado com malas recheadas com dólares em Campo Grande

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu grande quantia de...

Naviraí recebe no dia 17 de agosto, Concerto e Workshop gratuitos intitulados Viola e Batuque

Naviraí terá o privilégio de receber o Concerto e...

Em MS, 36 municípios atingem meta nacional de 90% de cobertura de esgoto

Mato Grosso do Sul tem 36 municípios com cobertura...

Após acidente, motorista abandona Fiorino carregada com 500 kg de maconha

Após se envolver em um acidente com motocicleta, o...

Descartada por Flávio Bolsonaro, Tereza Cristina não terá votos de Reinaldo e Capitão Contar

Descartada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), a senadora Tereza...

Aldeias Guarani Kaiowá vão receber proteção da Força Nacional

Gabriel Brum – repórter da Rádio Nacional – A...

Lula manda 3 ministros a MS após denúncias de violência contra indígenas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou...

Artigos Relacionados

Categorias Populares