14 de outubro de 2026

Em nova empreitada, até Michel Teló foi multado por desmatar área de preservação

Imagens de satélite entregaram supressão de vegetação nativa; família Teló fará compensação ambiental

Nem Michel Teló escapou da fiscalização ambiental em Mato Grosso do Sul. Um dos proprietários da Fazenda Esperança, em Campo Grande, o cantor que ganhou o mundo com a música “Aí se eu te pego” foi “pego” pelo Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) desmatando Área de Preservação Permanente na propriedade de 942 hectares na zona rural da capital sul-mato-grossense, onde há pouco tempo anunciou o início de “nova empreitada”.

Ele e a família – pai, irmão e tio, também donos da propriedade – decidiram plantar soja. Nas outras fazendas que possui – no Pantanal e em Minas Gerais –, a atividade principal sempre foi a pecuária.

“Pela primeira vez na minha vida, eu junto com a minha família… a gente resolveu encarar esse desafio. Fazer show e programa de TV está fácil comparado ao que eu e minha família vamos encarar agora”, descreve Michel em reality show lançado há um mês no Youtube, o Safra de Inovações – A Fazenda da Família Teló.

O plantio começou em 2024, mas antes disso, um dos obstáculos enfrentados pelos Teló foi a regularização ambiental. Em abril do ano passado, o Imasul flagrou o desmate irregular de 1 hectare e meio na Fazenda Esperança por meio de imagens de satélite.

“Desmate de área de vegetação nativa em duas áreas distintas, somando 1,596 hectares, sendo que 0,604 hectares está localizado em Área de Preservação Permanente, e 0,992 hectares em área úmida de APP, na qual foi realizado a construção de um tanque. Ambas as áreas estão inserida em Área de Proteção Ambiental Municipal da bacia do Córrego Ceroula”, diz o laudo de constatação.

César Teló, registrado como o responsável no CAR (Cadastro Ambiental Rural) da propriedade, foi multado em R$ 4 mil. Além disso, o Imasul deu 60 dias – contados a partir de 25 de abril de 2023 – para que a fazenda apresentasse Prada (Projeto de Recuperação de Área Degradada e Alterada) e promovesse o licenciamento da área que sofreu a supressão vegetal que fica fora da APP.

Investigação e defesa – Como em todos os casos de desmatamento descobertos, a situação foi encaminhada ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que, mais recentemente, em 28 de junho, instaurou inquérito civil para verificar se as reparações exigidas foram feitas.

Os Teló pediram desconto para o pagamento da multa, apresentaram o Prada e a defesa no MP, argumentando que “as áreas a recuperar representam 0,1% da propriedade e que possui preservada na íntegra a reserva legal, inclusive com aumento desta”.

As advogadas Vanessa Lopes e Denise Felício pediram que o procedimento no Ministério Público fosse arquivado. O promotor Luiz Antônio Freitas de Almeida, contudo, entendeu por bem manter a investigação em andamento, porque “não se arquiva inquérito civil em que haja dano ambiental sem formalização de TAC [Termo de Ajustamento de Conduta], ainda que tenha havido protocolo do Prada”.

Este ano, a Fazenda Esperança aderiu ao programa MS Mais Sustentável, que apoia iniciativas de recuperação de áreas desmatadas.  CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Da direita para a esquerda, Teo (irmão), Aldo (pai) e Michel Teló (Foto: Safra de Inovações/Youtube/Reprodução)

 

 

Populares da Semana

Austrália e Nova Zelândia vão receber a Copa do Mundo Feminina de 2023

Deu a lógica. Austrália e Nova Zelândia serão as...

Após encontro com os dois candidatos, Patriota achou Riedel “mais preparado”

Após o café da manhã deste sábado (15), com...

‘Por que ele teve que discutir comigo?’, disse mulher após matar marido em Campo Grande

Após matar o marido com facada no peito, suspeita...

Suspeito de executar policial paraguaio é preso

A polícia paraguaia prendeu nesta segunda-feira Carlos Villa Alta...

Tênis de mesa de Guaíra conquista pódio nos Jogos da Juventude do Paraná

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

Eldorado realiza “Feira  Mulheres em Campo” e “SESC Praça Viva”

A prefeitura de Eldorado realiza neste sábado, 17, dois...

Miss & Mister Melhor Idade celebra histórias, autoestima e alegria em Guaíra

Há histórias que merecem aplausos, trajetórias que carregam décadas...

Dia das Crianças terá programação especial com cultura, lazer e muita diversão em Naviraí

Evento reunirá famílias na Praça Prefeito Euclides Antônio Fabris...

Mutirão de limpeza começará no bairro Vila Nova entre os dias 19 e 24 de outubro em Naviraí

Primeira etapa contará com caçambas para descarte de materiais...

Casal que morreu ao cair de cachoeira deixa bebê de 11 meses

Um casal de jovens que m0rreu após cair de...

Governo de Japorã apresenta proposta para sediar etapa da 3ª fase da Copa Assomasul

(Roney Minella – Assessoria de Comunicação – PMJ) O prefeito...

Comunicado importante: Junta de Serviço Militar

Informamos à população de Eldorado que os atendimentos da...

Artigos Relacionados

Categorias Populares