7 de maio de 2026

Aprovado “Refis” com desconto de até 80% em multa de débito do ICMS

A lei prevê três formas de quitação: à vista, em 20 vezes ou 60 parcelas 

Na sessão legislativa desta quinta-feira (11), os deputados estadual aprovaram projeto de lei em primeira discussão que cria espécie de Refis para empresários que devem ICMS. A proposta enviada pelo Executivo estabelece condições excepcionais para a liquidação de créditos tributários referentes a até 31 de dezembro de 2023.

A lei prevê três formas de quitação: à vista, com redução de 80% das multas e 40% dos juros, para pagamentos realizados até 90 dias da publicação da lei. Parcelamento de 2 a 20 meses terá redução de 75% das multas e 35% dos juros. quem optar por pagar entre 21 e 60 meses o desconto será de 70% das multas e 30% dos juros.

O texto foi elaborado pelo governo e pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul.

O benefício abrange até quem chegou ao estágio de dívida ativa. Entre os principais pontos do projeto, está a inclusão de créditos relativos a penalidades pelo descumprimento de obrigações acessórias referentes ao ICMS, e aqueles objeto de parcelamentos anteriores, rompidos ou em curso.

Os créditos tributários devem ser consolidados na data de adesão ao programa de pagamento incentivado previsto pela nova lei.

Além disso, o projeto estabelece que a adesão ao programa de pagamento incentivado implica no reconhecimento dos débitos tributários incluídos e na desistência de eventuais ações ou embargos à execução fiscal, com renúncia ao direito sobre o qual se fundam.

O texto segue agora para a segunda discussão e votação, onde poderá sofrer ajustes antes de ser encaminhado para sanção. A expectativa é de que a aprovação definitiva ocorra ainda este ano, possibilitando que os contribuintes aproveitem as condições excepcionais para regularizar suas pendências tributárias.

O projeto ainda depende de segunda votação e sanção do governador Eduardo Riedel.

– CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Governo do Estado avalia a implantação de câmeras nas fardas de Policiais Militares

O governo de Mato Grosso do Sul avalia implantar...

Fundect e Capes investem mais R$ 16,8 milhões em bolsas de pós-graduação

A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino,...

LDO com receita de R$ 16 bilhões será votada pelos deputados estaduais

A segunda votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) está pautada...

CNH MS Social representa mudança de vida para trabalhadores de Mato Grosso do Sul

“Liberdade para trabalhar”. É o que busca José Neres...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Senador Nelsinho Trad recebe emissários do Senado dos EUA

O senador Nelsinho Trad recebeu emissários da Comissão de...

Atenção Naviraí! A 3ª etapa dos 100 Dias de Castração está chegando

A partir do dia 11/05, os cadastros serão realizados...

Naviraí oficializa pedido ao MEC por curso de Enfermagem para o Campus da UFMS

Uma das agendas do Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares