9 de agosto de 2026

“Proporcionar moradia é garantir dignidade”, defende Beto Pereira sobre o déficit habitacional em Campo Grande

O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS), pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande, reforça a importância de enfrentar o déficit habitacional como uma questão de dignidade humana, na entrevista ao programa Bora MS, da TV Guanandi.

Na última década, o déficit habitacional em Campo Grande já se destacava em comparação com outros municípios, passando de 25 mil para 67 mil moradores que vivem em condições precárias. Muitos desses residentes compartilham um único espaço ou aluguel, enquanto famílias inteiras se mantêm com rendas limitadas a até três salários mínimos, conforme os dados fornecidos pela consultoria Demacamp de Campinas-SP.

A presença de mais 60 comunidades na cidade reflete uma transformação alarmante no cenário habitacional, uma vez que a capital sul-mato-grossense não se enquadra mais como “capital sem favelas”.

Para Beto Pereira, assegurar uma moradia adequada implica na promoção da dignidade e no respeito aos direitos fundamentais de cada cidadão, sendo uma meta essencial e alcançável.

“Proporcionar moradia própria àqueles que mais necessitam é assegurar dignidade a essas famílias. Durante meu mandato como prefeito em Terenos, conseguimos construir 500 casas populares. Ao considerar as dimensões e recursos disponíveis em Campo Grande, essa iniciativa se traduziria em um potencial de 30 mil novas moradias”, destaca.

Beto disse que é preciso construir casas populares com parcerias, unindo recursos do governo federal e estadual e orçamento do município.

Campo Grande fica de fora do Minha Casa Minha Vida

Beto denuncia que a atual gestão não demonstrou interesse em participar do programa Minha Casa Minha Vida para a faixa 1, destinada a famílias com renda mensal de até R$ 2.640, apesar do programa poder custear até 90% do valor do imóvel para os beneficiados.

“Nenhuma casa foi selecionada para Campo Grande dentre as 230 destinadas a Mato Grosso do Sul, com mais 30 municípios contemplados. Após investigar, descobri o motivo: Campo Grande sequer solicitou. Sem buscar parcerias, não será possível resolver o déficit habitacional”, lamenta Beto.

Beto Pereira expressa preocupação, especialmente para aqueles que residem em áreas de risco, observando que a tragédia no Rio Grande do Sul serve como um alerta para os residentes nessas localidades.

“Campo Grande abriga muitas pessoas em zonas de proteção ambiental em favelas, as quais precisam ter moradias dignas fora dessas áreas de risco”, conclui.

Populares da Semana

Garota de 13 anos é encontrada no PR com homem que conheceu no jogo Free Fire

Adolescente de 13 anos, que estava desaparecida desde o...

Câmara reprova contas e prefeito termina quarto mandato inelegível

Após quatro mandatos, vereadores do Município de Coronel Sapucaia...

deputado filmou operação que estourou cassino e deteve Gabigol e MC Gui

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) acompanhou operação na...

PM faz apreensão milionária de contrabando

ELDORADO (MS)- Na tarde de domingo (10), policiais militares...

Japorã: Prefeito Malaquias recebe reconhecimento do Senado pelo Prêmio Cidade Empreendedora

Voto de Aplauso de autoria do Senador Nelsinho Trad...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares