8 de maio de 2026

Saúde de Itaquiraí intensifica ações contra o mosquito Aedes Aegipty e agilidade no resultado de exames para influenza e dengue

Em mais uma ação para garantir e proteger a população do município, a Prefeitura de Itaquiraí por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue.
Logo pelas manhã do último sábado (01/06), o prefeito Thalles Tomazelli convocou uma reunião de emergência com o vice-prefeito, Dr. Bruno Bogoni e com o secretário de saúde, Sérgio Pupo, onde determinou novas medidas para dar mais agilidade nos atendimentos e, ao mesmo tempo, reforçar os trabalhos de fiscalização e eliminação dos focos do mosquito Aedes Aegipty.
Com os altos casos confirmados da doença, a Prefeitura de Itaquiraí agiu de imediato, colocando todo efetivo do Controle de Vetores nas ruas, fiscalizando e fazendo a pulverização com inseticida, afim de eliminar os focos mosquito.
O Controle de Vetores observa que a colaboração da população é crucial para eliminar os criadouros do mosquito. “Toda população precisa contribuir, fiscalizando o seu quintal afim de eliminar qualquer tipo de criadouro do mosquito. Essa é uma missão de todos”, disse o coordenador do Controle de Vetores, Marcos Aurélio Domingos.
Outra preocupação da Secretaria de Saúde é a influenza, assim como em grande parte do Brasil, nesse período as doenças respiratórias tendem a aumentar colocando em risco, principalmente, as crianças e idosos. Para diagnosticar precocemente as pessoas contaminadas seja por influenza ou dengue, a Secretaria de Saúde irá, a partir desta segunda-feira (03/06), realizar os exames dentro do município, com isso o resultado deverá sair no mesmo dia, podendo-se iniciar o tratamento imediatamente.
O secretário de saúde, Sérgio Pupo, observa que mesmo assim, as pessoas precisam fazer outra coleta para enviar ao LACEN em Campo Grande, que é laboratório de referência para o Governo do Estado.
Não existe medicamento específico para às arboviroses, então, o paciente é orientado a procurar a unidade de saúde caso apresente sintomas como: febre alta, dores no corpo, vômito, falta de ar, dores de cabeça constante entre outros sinais. Outra orientação da Secretaria de Saúde e não se automedicar.
“Estamos cumprindo com a determinação do prefeito Thalles e do vice, Dr. Bruno, que sempre acompanham de perto as ações da Saúde Municipal priorizando os atendimentos e buscando fazer o possível para que as pessoas sejam atendidas e, caso precisem, encaminhadas para fora do município e atendidas por especialistas”, disse Sérgio, que responde pela Saúde Municipal.

Populares da Semana

Mortas em acidente entre dois veículos em rodovia eram mãe e filha

Foram identificadas como Ivanete Gonçalves, 58 anos, e Letícia...

Município de Guaíra premia escolas por ações ambientais na Ecogincana 2025

O Município de Guaíra, por intermédio da Secretaria de...

Fabiana participa de Encontro de prefeitos eleitos

Com a presença do governador Eduardo Riedel, deputados e...

Artigos Relacionados

Categorias Populares