25 de setembro de 2026

57º Aniversário do Distrito Doutor Oliveira Castro é Celebrado com Grande Festa

No último domingo (19), o Município de Guaíra, por meio do Gabinete do Prefeito, da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura (SEMTEC) e da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), realizou uma grande celebração em homenagem ao 57º aniversário do Distrito Doutor Oliveira Castro. A festividade foi marcada por um conjunto de atividades que ressaltaram a importância histórica e cultural da localidade.
A programação começou com o Brinca Guaíra na Praça Central, onde as crianças se divertiram com uma variedade de brinquedos infláveis, além de desfrutarem de pipoca e algodão doce. A iniciativa garantiu momentos de alegria e entretenimento para os pequenos, com um ambiente familiar e acolhedor.
No Palco Central, o Grupo Farrear trouxe muita animação com um show de samba e pagode, pessoas de todas as idades dançaram e cantaram ao som de músicas contagiantes.
O evento contou com uma solenidade de inauguração da revitalização do Ginásio Poliesportivo Josino Monteiro Gomes. A reforma deste importante espaço esportivo, oferece instalações adequadas para a prática de atividades físicas e lazer, essenciais para o bem-estar da população.
Para encerrar as comemorações, foram realizados jogos amistosos no recém-revitalizado Ginásio Poliesportivo Josino Monteiro Gomes. As partidas promoveram o espírito esportivo e a interação entre os moradores.
Breve História:
O Distrito Rural de Doutor Oliveira Castro sempre teve estreita ligação com a cidade de Guaíra. Importante entroncamento para a Companhia Matte Larangeira, que construiu a localidade como um importante entreposto da ferrovia que interligava Guaíra a Porto Mendes. Oliveira Castro é sinônimo de tradição e riqueza: A Matte construiu nas primeiras décadas do século XX uma grande serraria em Oliveira, que extraía de sua exuberante mata a madeira necessária para os empreendimentos da poderosa companhia ervateira.
O tempo passou e por intermédio da Lei Estadual n.º 5547, de 19-05-1967, foi criado o Distrito de Doutor Oliveira Castro, que liga a promissora comunidade rural ao Município de Guaíra oficialmente.
Esse nome foi dado ao distrito para homenagear o advogado SR. Antônio Mendes de Oliveira Castro, que foi funcionário da CIA Matte Laranjeira e morava na cidade do Rio de Janeiro. Ele foi Presidente do Clube Botafogo na capital carioca, era remador e prestou serviços para a CIA Matte Laranjeira, por isso foi homenageado.
Para sanar dúvidas ou mais informações, referente a obras e projetos do Município de Guaíra, entre em contato com a SEPLAN – Secretaria Municipal de Planejamento, localizada no Paço Municipal, na Avenida Coronel Otávio Tosta, 126, Centro, ou pelo telefone (44) 3642–9966.
Para sanar dúvidas ou mais informações sobre as oficinas e projetos esportivos do Município de Guaíra, entre em contato com a Diretoria de Esportes, anexo ao Ginásio de Esportes Professor Robinson Reis, na Av. Marcelino Rollon, Centro, na lateral do ginásio, rua Drº Miami. Contato: (44) 3642–1065 (WhatsApp).
DICSI: Texto e Foto: Cintia Marques

Populares da Semana

Mundo Novo recebe neste domingo (25) a 10º Skate Rap Fest

#mundonovo Neste domingo (25), Mundo Novo será palco da 10ª...

Deputado Paulo Corrêa participa de lançamento de obras em Itaquiraí

O Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa, participou...

Mortos com 13 tiros eram irmãos e morreram de mãos dadas em Campo Grande

Foram identificados como irmãos os dois homens executados a...

Apreensões de emagrecedores quase dobram este ano em rodovias federais que cortam MS

A quantidade de emagrecedores apreendidos pela PRF (Polícia Rodoviária...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Eldorado articula assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar

Na manhã de quarta-feira (23), representantes das secretarias municipais...

“Intervenção” judicial troca comando da Santa Casa após posse de presidente

Heitor Freire havia assumido comando ontem, mas Justiça nomeou...

Mulheres de Japorã concluem o curso de Confeitaria Clássica com sucesso total

Prefeitura, Sala do Empreendedor e Assistência Social realizaram a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares