Oportunidades e crescimento de MS são destacados na abertura da conferência nacional dos jovens advogados

O governador Eduardo Riedel participou na quarta-feira (10) da abertura da 4° Conferência Nacional da Jovem Advocacia, que ocorreu em Bonito. No evento ele destacou que o Estado é um lugar que atrai novas oportunidades e que busca o crescimento com inclusão, tendo uma agenda preparada para atender as transformações da sociedade.

“Somos um pequeno Estado, de uma história que nos orgulha muito e que hoje atrai muitas oportunidades. Tem a terceira menor taxa de desemprego e pobreza do Brasil. Temos palavras chaves para conduzir nossa gestão, que é ter um Estado próspero e inclusivo, que tem foco no meio ambiente e está em um processo de digitalização das suas atividades”, ponderou o governador.

Riedel destacou que este encontro de jovens advogados traz grandes benefícios para sociedade, pois é a juventude reunida para tratar de temas importantes e pensar o Brasil.

“Em uma sociedade em transformação, vocês terão a experiência de conviverem juntos e pensar criticamente nesta nova agenda e desafios que têm pela frente. Venho aqui com a maior alegria participar deste evento. Se tem algo que me orgulha é reunir a juventude do Brasil em cada categoria. Não poderíamos deixar de apoiar este movimento”, completou.

 

O evento que tem o apoio do Governo do Estado é organizado pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de MS) e promovido pelo Conselho Federal da Ordem. O objetivo é criar um ambiente de diálogo sobre os desafios e perspectivas da profissão aos advogados que estão no início da carreira. Um momento de trocar informações, experiências e conhecimento nesta área.

“Honra e alegria receber todos estes jovens advogados no Estado, nesta conferência em Bonito. Somos feitos essencialmente de histórias e hoje estamos realizando um feito histórico em Mato Grosso do Sul. Temos que agradecer ao governador pelo apoio e parceria. Sempre que pedimos apoio do Estado somos prontamente atendido, inclusive tem contribuição neste evento”, afirmou o presidente da OAB-MS, Bitto Pereira.

O encontro começou na quarta-feira e segue até sexta, com jovens advogados de todo Brasil. São esperados a participação de 1,5 mil profissionais. A programação prevê discussões e painéis importantes do setor como performance, oratória na advocacia, uso de inteligência artificial e algoritmos, atuação prática na audiência de custódia, valorização da profissão e estratégia de crescimento.

Outros temas também serão debatidos como direito do trabalho, marco regulatório da inteligência artificial e proteção de dados, desafios da advocacia negra e indígena, direito previdenciário, acesso à justiça, perspectiva do jovem advogado, assim como processo civil, marketing jurídico, tribunal do júri, novos rumos do direito ambiental, oratória e comunicação, direito eleitoral e empreendedorismo na advocacia.

É a primeira vez que Mato Grosso do Sul sedia o evento, sendo o município de Bonito um dos principais pontos de ecoturismo do mundo escolhido para receber os participantes. A cidade tinha sido escolhida na última edição, mas não concretizou o encontro devido a covid-19.

“Muita feliz de estar aqui hoje em Bonito, recepcionando uma das nossas conferências nacionais. Agradecer ao governador por todo o apoio a advocacia do Mato Grosso do Sul. Enaltecer o esforço de cada um que veio de outras regiões e estados para participar deste evento. Nosso papel é defender a advocacia brasileira, este é o nosso lado”, ressaltou o presidente nacional da OAB, José Alberto Simonetti.

Também participaram do evento o presidente da Assembleia, o deputado Gerson Claro, o deputado estadual Paulo Corrêa, o secretário Rodrigo Perez (Segov), a procuradora-geral do Estado, Ana Ali Garcia e o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues.

Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here