7 de maio de 2026

PF ‘mira’ organização que distribuía cocaína de países vizinhos pela fronteira de MS

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (5), a Operação Icarus, que tem como alvo uma organização criminosa especializada no tráfico de armas e drogas para outros países. Os policiais cumprem 10 mandados de prisão em São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Paraná, expedidos pela Justiça de Ponta Porã (MS).

Conforme divulgado, as investigações tiveram início a partir da apreensão de uma aeronave carregada com 442 quilos de cocaína, três fuzis calibre 5.56 mm e uma escopeta calibre 12, no município de Coronel Sapucaia. O grupo, ainda, estava envolvido em outra apreensão de drogas, na qual foram encontrados 595kg de cocaína escondidos sob a fuselagem de um jato executivo, ação ocorrida no aeroporto internacional de Salvador (BA).

Equipes da PF saem às ruas para prender oito pessoas temporariamente, duas de forma preventiva, bem como para cumprir 16 mandados de busca e apreensão, relativos a imóveis do grupo, localizados nas cidades paulistas de Guarujá, Praia Grande, Santana de Parnaíba, São Paulo, Jundiaí, Itupeva, Osasco, na capital do Rio de Janeiro, em Vitória (ES) e Curitiba (PR).

A Polícia Federal informou que essa organização criminosa introduziu grandes quantidades de cocaína no território nacional, que chegavam de avião pela fronteira com os países vizinhos. O grupo utilizava pistas de pouso clandestinas e planos de voo falsos.

Da fronteira de Mato Grosso do Sul, a droga era distribuída para Jundiaí e Sorocaba, ambas em São Paulo. Também foi possível identificar certa hierarquia, havendo funções de comando, apoio logístico, pilotos cooptados, equipe de solo e equipe de apoio.

São atribuídos aos investigados os crimes de tráfico internacional de drogas e armas cometidos por intermédio de atuação de organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 39 anos de reclusão. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Saúde de Itaquiraí amplia atendimento e passa a oferecer teste no pezinho na UBS

Em mais uma ação de humanização na saúde municipal,...

Titular e delegadas que atenderam Vanessa recebem flores na despedida da Deam

Ex-delegada titular da Deam-MS(Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e...

Últimas 30 casas do Conjunto Valério de Medeiros em Mundo Novo devem ser entregues no segundo semestre

#Semcos A construção das últimas 30 casas das 90 unidades...

Flávio lidera com 39,8% e Lula tem 25,51% em MS, aponta pesquisa IPR

O senador Flávio Bolsonaro (PL) lidera com 39,80% a...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Senador Nelsinho Trad recebe emissários do Senado dos EUA

O senador Nelsinho Trad recebeu emissários da Comissão de...

Atenção Naviraí! A 3ª etapa dos 100 Dias de Castração está chegando

A partir do dia 11/05, os cadastros serão realizados...

Naviraí oficializa pedido ao MEC por curso de Enfermagem para o Campus da UFMS

Uma das agendas do Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares