7 de maio de 2026

Escolas estaduais oferecem educação profissional, formam profissionais e abrem caminhos para a faculdade

Com 199 escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul oferecendo a educação profissional, os próprios alunos apontam os benefícios de cursar o Ensino Médio e o profissionalizante simultaneamente. Para eles é uma vantagem e uma “economia de tempo”, pois já finalizam o terceiro ano com uma profissão, preparados para o mundo do trabalho, mesmo os que pretendem continuar estudando e já pensam na faculdade.

Embora os alunos da educação profissional concluam o Ensino Médio já com uma profissão, com condições para atuar nas áreas em que se profissionalizaram, os estudantes têm o objetivo de ingressar no Ensino Superior. Esse é o caso da Lara Kemily Bernardirno Romeiro, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Hercules Maymone, que pretende cursar Nutrição.

Para a aluna, a adaptação no início foi um pouco complicada, uma vez que fez o primeiro ano do Ensino Médio regular e só a partir do segundo ano iniciou a Educação Profissional. De segunda a quarta-feira, Lara faz apenas as disciplinas regulares, e o profissionalizante acontece nos dois últimos tempos da quinta-feira. Na sexta o dia é todo voltado para a Educação Profissional.

“No começo ficou meio confuso conciliar os dois, pois eu fiz o primeiro ano sem profissionalizante, então demorei um pouco para em adaptar. Mas agora já está muito tranquilo”, explica Lara.

A estudante cursou em 2023 o profissional de Analista de Marketing e atualmente faz a continuação, chamada Projeto de Inovação. A aluna, que é uma entusiasta da comunicação, encontrou uma maneira de usar os conhecimentos adquiridos na Educação Profissional e usar na sua profissão futura.

“Quero fazer Nutrição e me especializar em nutrição esportiva. O conhecimento que adquiri na educação profissional vou usar para criar a marca da minha empresa, para atuar nas redes sociais”, finaliza Lara.

Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Fotos: Ricardo Agra

Populares da Semana

Morre mulher que ficou presa às ferragens após colisão entre Celta e caminhão na Guaicurus

A motorista do Chevrolet Celta, que colidiu contra um caminhão...

MS firma acordo de cooperação com ONG para simplificar estratégias na saúde

Eduardo Riedel participou de solenidade que dá inicio a...

Semana começa com seis concursos abertos e salários chegam a R$ 12,4 mil em MS

Com o fim do feriado prolongado, a semana começa...

Casal de jovens é encontrado morto dentro de casa, em Ponta Grossa

Os jovens Luiz Arthur Bach Xavier, de 23 anos,...

Governo de MS beneficia 7,7 mil alunos com reformas em oito escolas de Três Lagoas

Para oferecer ensino de qualidade é preciso ter uma...

Naviraí Chega com Castração de Cães e Gatos em Mais uma Região da Cidade

A campanha “100 Dias de Castração” prosseguirá em Naviraí....

MUNDO NOVO:  Lídio Lopes e vereador Jader entregam 3 motos para Saúde

Em Mundo Novo a parceria entre o vereador Jader...

Tempo começa a mudar hoje e mínima pode chegar aos 5°C nos próximos dias

Cavado pré-frontal e formação de um “ciclone bomba” devem...

Após morte de paciente, outros 13 passam mal em clínica de hemodiálise em Campo Grande 

Pacientes denunciam que filtros seriam reutilizados no processo Novos pacientes...

Secretaria de Saúde amplia estratégia de vacinação contra chikungunya em Mato Grosso do Sul

Amambai, Batayporã, Douradina e Sete Quedas passam a integrar...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

Artigos Relacionados

Categorias Populares