25 de setembro de 2026

Governo prorroga prazo e MS terá até janeiro para começar emissão da nova Carteira Nacional

O  prorrogou para o dia 11 de janeiro o prazo para que Mato Grosso do Sul, demais estados e o  comecem a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade.

A data limite para a adequação era até esta segunda-feira (6). A mudança no prazo atende a um pedido dos estados. Até o momento, segundo o Ministério da Gestão e Inovação, 2 milhões de novas carteiras de identidade foram emitidas.

A informação foi divulgada no Jornal Hoje e a expectativa é que o novo prazo seja publicado em edição extra do DOU (Diário Oficial da União).

O documento unifica o Registro Geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do  (Cadastro de Pessoas Físicas). Essa é a segunda vez que governo prorroga o início da emissão. Antes, os estados e o DF tinham que começar a emissão em 6 de março, prazo posteriormente prorrogado até esta segunda.

Como será a Carteira Nacional de Identidade?

A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessário a apresentação do passaporte.

Diretor do Instituto de Identificação de MS, Márcio Cristiano Paroba, explica que um dos principais diferenciais do novo RG é a união de diversos documentos em um só.

Além disso, com o CIN, os eleitores não precisarão mais apresentar o título de eleitor em formato físico. Essas informações constarão diretamente à carteira de identidade, simplificando o processo de votação.

“Nesse documento terá uma série de informações adicionais importantes, com o tipo sanguíneo, informações sobre doenças, número da carteira de trabalho, PIS, Pasep”, esclarece. “Além disso, ele não terá mais a impressão digital, que será substituída por um QR Code”, continua.

Nome social

O diretor ressalta que assim como os documentos atuais, pessoas transexuais, travestis e não binarias terão o direito de solicitar o nome social na hora de emitir a CIN.

Vale lembrar que, apesar das vantagens de agilidade e segurança, o novo RG não substitui todos os documentos. No caso do passaporte, a carteira nacional de identidade valerá para viagens internacionais apenas nos locais em que o Brasil possuir acordo internacional, como os países do Mercosul.

Outra mudança é que o prazo de validade da CIN varia conforme a faixa etária:

  • Entre 0 e 12 anos: validade de 5 anos;
  • Entre 12 e 60 anos: validade de 10 anos;
  • A partir de 60 anos: validade indeterminada.

Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Número de mortes por covid-19 no Brasil chega a 449.068

O total de vidas perdidas para a covid-19 no...

Prefeitura e IFMS firmam parceria para instalação de unidade em Amambai

Na manhã desta terça-feira, dia 23, a prefeitura de...

Dourados confirma 6ª morte por chikungunya e recebe reforço de R$ 27,5 milhões

O município de Dourados, cidade a 230 quilômetros de...

Motorista dorme na estrada e DOF apreende 40 mil pacotes de cigarro

Sobe para 68 mil pacotes o total de cigarro...

Assomasul e prefeitos de MS lançam o “Núcleo de Gestão Municipal” aos municípios

Na última segunda-feira, 8 de maio, foi lançado aos municípios...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Três acampamentos são queimados com 1,8 tonelada de maconha

Três acampamentos usados por um grupo responsável pela produção...

71 jovens alistados passam por comissão de seleção do Exército Brasileiro em Iguatemi

A Comissão do Exército Brasileiro realizou na segunda-feira 21...

Entre flores e calor extremo, MS sente a conta da crise climática

Calor de até 43°C e a consequência de décadas...

Futsal movimenta o Módulo Esportivo com três partidas pela 8ª rodada

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

Adolescente ferido em ataque com 3 vítimas tem morte cerebral e doa órgãos

Conforme apurado pela reportagem, família autorizou a retirada do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares